segunda-feira, 22 de março de 2010

Quem tem boca vai a Roma !


Um dos lugares que mais marcou minha última viagem foi Roma. A Itália é um país muito parecido com o Brasil. Apesar da pobreza eminente nos mendigos que se escondem em suas ladeiras, dos prédios antigos mal pintados, a antiga capital do império romano tem muita riqueza. Não só nas artes sacras, com suas lindas basílicas e catedrais, mas também em recursos humanos.
.
Os italianos são receptivos em seu tratamento. Sem comparação com ingleses e franceses, que por sua vez são frios e se acham donos da cultura mais desenvolvida, respectivamente. Como não é de se esquecer, a comida italiana está em todos os cantos. Pasta (massa), lazanhas e pizzas, acompanhadas de um bom vinho, ou de uma 'Peroni' ou 'Birra moreti' (cervejas italianas). As pizzas são vendidas em todas as esquinas, em fatias, por quilo ou unidade. Muito saborosas por sinal. Com aquele gostinho de quero mais.
.
Para um católico, como eu, visitar as igrejas de Roma, e sobretudo o Vaticano, toca muito no lado espiritual. Sente-se muito a presença de Cristo nestes locais. Representado por lindas imagens que nos fazem perguntar: Por que mataram este homem, que nada de mal fez a ninguém, mas sim apenas o bem ? Isto tudo me tocou, e me fez sentir e sofrer, relembrando a morte de Cristo. Me perguntei em prantos, soluçando, dentro de um pequeno quarto de hotel. "Por que ?"
.
Sem dúvida estes poucos dias em Roma me tocaram profundamente. Quando estava deixando a cidade, para voltar à Inglaterra, falei para mim mesmo em pensamento. "Eu voltarei". Este lugar me tocou muito. Se vive arte e cultura em todas as praças. Beber da água da Fontana di Trevi, jogar uma moeda e fazer um pedido, faz parte desta jornada. Há quem diga que quem bebe daquela água volta um dia.
.
Não deu para conhecer o Papa. Mas entrar na Basílica de São Pedro, rezar nos túmulos do papas anteriores, principalmente de João Paulo II, onde muitos se ajoelhavam e ofereciam suas preces, renovou minha fé de cristão. Passear pelo Coliseu, Foro Romano e Palatino, me transportou para o mundo antigo de dois mil anos atrás. Cheguei a conclusão de que realmente 'todos os caminhos levam a Roma'. Inclusive o meu.
.
Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário