terça-feira, 12 de julho de 2011

Viva mais e melhor



Apesar de ter formação em comunicação, vou me arriscar em dar algumas dicas que sempre ouço de especialistas da área da saúde, educação física, comunicação, psiquiatria e outras.

Durma um sono tranquilo durante a noite. Numa média de sete a oito horas por dia. Acorde cedo e vá para a cama antes da meia noite. Ao acordar tome um copo d’água em jejum. Lave o rosto. Abra as janelas para arejar a casa. Deixe o sol entrar. Já deixe a cama estendida e pronta para a próxima noite de sono. Se preciso, troque os lençóis.

Faça várias refeições em pequenas porções. Prefira os alimentos de origem vegetal. Prefira as carnes brancas. Evite frituras e molhos calóricos. Assim como doces ou sal em excesso. Um cálice de vinho durante o almoço e duas xícaras de café durante o dia fazem bem ao coração. Evite álcool em excesso. Dispense drogas e tabaco.

Estude sempre. Busque aprender algo novo todos os dias. Leia outros autores. Escute outras estações de rádio. Veja filmes. Leia poesia. Trabalhe duro, mas não dedique sua vida apenas ao trabalho. Lembre-se da família, filhos, esposa e amigos.

Tenha um ou mais passatempos. Aprenda um instrumento. Colecione alguma coisa. Mas não junte velharias. Compartilhe experiências. Faça um plano de vida. Para curto, médio e longo prazo. Mas guarde seus segredos. Tem coisas que só você precisa saber. Tente lembrar do aniversário das pessoas mais próximas.

Diga ‘bom dia’, ‘obrigado’, ‘por favor’, ‘com licença’, ‘seja bem vindo’, ‘volte sempre’, ‘de nada’, ‘ao seu dispor’, ‘foi um prazer’... Mas releve se mesmo assim as pessoas não o virem como alguém simpático.

Faça esportes. Tente caminhar no mínimo uma hora por dia. Faça exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Mas evite exagerar nas cargas. Pegue leve. Alongue-se. Antes e depois. De preferência já no início do dia. Espreguice-se ao levantar da cama.

Economize suas verbas. Mesmo que o trabalho possa lhe dar tudo. Ou se tens a dádiva de ter alguém disposto a lhe ajudar. Mesmo que não tenha o capitalismo em suas veias, adapte-se ao sistema.

E lembre-se de levar consigo um bloquinho de papel e uma caneta. Parta anotar as ideias relevantes. Se puder, carregue na mochila garrafas d’água, Pois é a bebida mais saudável que existe. Se  for daqueles que gosta de registrar os bons momentos, leve sempre consigo sua câmera fotográfica.

De bons conselhos as pessoas. Mostre aos outros um caminho que também possa ser trilhado por você. E dê o exemplo. Siga em frente. E ponha em prática tudo o que a vida lhe ensina. Aproveite o que é bom. Qualidade e quantidade podem conviver em equilíbrio.


Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário