segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Consciência Plural



Durante anos, desde quando escrevi 'O Livro do Guerreiro Justo - A luta continua', venho fazendo um exercício sempre que tenho uma dúvida. Me pergunto: 'O que o Guerreiro Justo faria em meu lugar ?' O Guerreiro justo é um estado de espírito que se encontra dentro de cada um de nós. Uma forma de consciência. Uma razão efetiva.

Comecei a fazer este exercício em algumas situações. A primeira delas foi em relação às companhias e locais infernais que frequentei até os trinta. Depois fiz a escolha pela sobriedade no lugar da entorpecência; O ar puro no lugar do tabagismo; O esporte no lugar do álcool; Um bom filme ou um bom livro no lugar dos bares e pubs; Etc. Sempre do mesmo modo. Na dúvida, faço a pergunta: 'O que o Guerreiro Justo de meu interior, do meu pensamento e do meu coração, deseja de fato ?'

Faço assim quando decido levantar da cama de manhã cedo, em vez de dormir mais um pouco. Na hora de suar a camiseta em minhas tarefas diárias, no lugar da procrastinação. Na hora de limpar a casa quando queria mesmo era olhar tv. E em muita outras ações. Neste contexto, descobri que posso fazer isso em várias situações e de várias formas diferentes.

Há um ano atrás, recebi o contrato dos mestrandos. Ali dizia que teria que ter no mínimo 75% de frequência. Me peguntei: 'O que o bom aluno (aluno exemplar que vive em minha consciência) faria em meu lugar ?' Então respondi: 'Terá 100% de frequência desde o início do curso, participará de forma ativa em todas as aulas e entregará as tarefas em dia'. E assim venho fazendo, desde então.

Faço este exercício na tentativa de agir de forma correta. Me pergunto: 'O que o bom filho faria em meu lugar'; o 'bom pai', o 'bom irmão', o 'bom colega', o 'bom vizinho', o 'mestre', o 'mago', etc. Isto nos possibilita melhorar em todos os sentidos. E legitimarmos em nós, a partir de atitudes, aquela consciência moral e ética. 

Ainda tenho de estudar muito esta forma de Programação Neurolingúistica voltada a resiliência. Ainda estou em fase de experimentação. Sou o meu próprio laboratório, cobaia e orientador nesta jornada. Contudo, procuro aprender com os outros. com os exemplos bem sucedidos. Com os erros e acertos do passado. E com os caprichos do tempo. 

Se quisermos resultado, temos de focar e agir de forma direcionada. Convergente à meta. Mesmo que pra isso precisemos desenvolver um estado de cosmo consciência. Ou, o que chamo de consciência plural. Conseguir pensar de varias formas diferentes sobre o mesmo assunto. Forjando um segundo pensamento como um estagio evolutivo racional em relação ao primeiro instinto. Esta é uma prática que precisa ser trabalhada com o tempo. Os resultados a serem obtidos com esta técnica fazem parte da próxima aprendizagem.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário