quinta-feira, 10 de maio de 2018

Autoajuda - Além dos grupos


Desde que frequento as salas de autoajuda,  há vinte anos, devido ao exagero com o álcool, e outras substâncias quando bebia exageradamente, venho testemunhando relatos dos adictos em recuperação. Encarro as reuniões como terapia e estudo. Compreender o ser humano é compreender a si. 

Nas reuniões descobri que o fumo e o álcool, assim como as drogas em geral, são moedas de troca a quem para de usar ou reduz o consumo. Explicitamente, vejo adictos confessarem que buscam outras coisas no lugar que antes era das substâncias. 

Portanto, o cigarro não fumado, e o álcool não bebido durante a semana, tornam-se moedas às trocas. Ora por outras coisas, como trabalho, estudos, relacionamentos, atividades fisicas ou espiritualidade trabalhada; Ora, pela própria alma. 

Assim sendo, entro no negócio. Poderia ser chamado 'ruim' (por ser tão 'bom' em falar estas coisas) por dizer que agora utilizo o cigarro não fumado, nas encruzilhadas, em troca das coisas que realmente me importam. A primeira delas, que depende exclusivamente do 'não fumar', é a saúde. Junto com o ganho que temos em utilizar a 'grana não fumada' em novos investimentos. 

Sabe-se que há pessoas que não se relacionam com fumantes. Há estabelecimentos que não permitem a entrada do tabaco. Portanto, ser livre para ir além das encruzilhadas, é libertar-se dos vícios. O tabaco e o álcool (durante a semana), agora são substituídos por leituras, trabalhos, treinos na academia, corridas, passeios ciclísticos, publicações e postagens (fotos, vídeos, áudio e texto). Pois isto é o que desejo e tenho que fazer (como missão assumida).

Portanto, registro aqui o meu veto ao fumo (tabaco, cigarro, charutos, etc.) e ao álcool desregrado (quando em excesso ou durante o dia). Temos o que chamo 'responsabilidade social'. Em Prossumers é assim. A sobriedade, com saúde, em primeiro lugar. 

Em nome de Jesus; Que assim seja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário