terça-feira, 18 de agosto de 2009

Panorama interligado

O segundo dia de aulas no estado mostrou que o ano letivo continua normalmente. Os alunos comparecem sem mostrar medo algum da nova gripe. Parece que a população está mais calma. Os noticiários pouco falam sobre óbitos. A matéria prima fundamental no desenvolvimento da vacina chega ao Butantã. Previsão que esta esteja disponível no início de 2010.
.
Depois de São Paulo, agora é a vez do Rio de Janeiro proibir o fumo em lugares fechados coletivos. Depois da lei seca que impõe um o teor alcoólico mínimo ao motorista, a nova lei contra o tabaco indiscutivelmente reduzirá o consumo da substância em questão. Uma mudança de hábito imposta, mas saudável. Ruim mesmo apenas para quem não está a fim de chegar a longevidade. Trata-se da saúde da população e neste sentido tudo é válido.
.
Ao mesmo tempo em que no programa 'No Limite', da Rede Globo, os participantes comem pinto choco e olho de cabra, em lugares periféricos do país come-se terra. Alguns comem lixo. Outros nada comem. É verdade lamentável que não pode ser ignorada. Enquanto há os preocupados com impeachment de governadores, e cassação de senadores, outros estão preocupado com a sobrevivência. A Evolução seletiva não cessa. Mas ainda dá tempo para aprender a pescar.
.
Não quer dizer que tenhamos que pensar cada coisa separadamente. Tudo está interligado. Se Bolt bateu seu próprio recorde (mundial), há outros recordes que são batidos diariamente. Positivos ou negativos. Que merecem muito mais nossos olhares do que aquilo que ocupa as páginas de jornal e minutos de TV´s e Rádios. A caixinha de abelhas (TV) ganhou nossa atenção. Somos conduzidos e governados pela mídia e devemos acordar.
.
Vamos nos vacinar contra a ignorância e passividade. Daqueles que tudo aceitam sem questionar. Vamos bater nossos próprios recordes. Vamos tirar do poder quem não o mereces nem bem usufruí-lo. Vamos colocar em pauta aquilo que realmente merece nossa atenção. Vamos parar de fumar e beber. Não apenas pela nossa saúde. Mas agora pela imposição construtiva das leis. Acordados, sobreviventes da seleção natural, conseguiremos entender que tudo está interligado, causa e consequência sendo uma coisa só.
.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário