terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mulheres lutam por direitos iguais


A discriminação da mulher ainda é uma realidade. Em alguns países as mulheres não desfrutam do mesmo direito dos homens. Ainda são educadas para serem mães e esposas. Contudo por outro lado buscam seu espaço, principalmente na economia capitalista de mercado. Saem para trabalhar, disputam vagas de trabalho com homens e às vezes ganham mais, merecidamente.
.
Maio de 1968 ficou conhecido, entre outros fatos, pela queimas dos sutiãs pelas mulheres europeias que protestavam e reivindicavam maiores direitos. Depois desta manifestação o mundo nunca mais foi o mesmo. As mulheres ocuparam as universidades e o mercado de trabalho. Sobretudo a independência financeira que lhes proporcionou um maior alcance no espaço público.
.
Hoje em dia temos mulheres prefeitas, governadoras, senadoras e até presidentes. Contudo elas ainda sabem que são vistas como diferentes. Com um certo preconceito. Como se não fossem capazes; mas apesar desta discriminação, sabem que podem. E é fato, estão podendo. Hoje ainda merece destaque a luta pelos direitos da mulher. O movimento de mulheres organizadas contribuiu para muitas conquistas. Infelizmente a violência contra a mulher ainda é uma relidade que contradiz o histórico de todas estas lutas.
.
O dia internacional da mulher é comemorado no dia 8 de maio. Mas posso dizer que este dia deve ser comemorado diariamente. Pois se não fossem as mulheres, não seríamos nós nesta relação. E este texto certamente nunca seria escrito. E também não haveria leitores para ele. As mulheres merecem nosso respeito, sobretudo aquelas que se dão a felicidade de serem mães, gerando novas vidas, contribuindo assim para a perpetuação da espécie humana.
.
É claro que vocês, mulheres, são muito mais do que mães, irmãs, avós, esposas, Enfim vocês são sim como nós (homens). São humanas. Também tem defeitos e virtudes. Apesar de serem considerados mais sentimentais que os homens, são tão racionais quanto os tais. Contudo precisa ser dito que continuem a lutar por seu espaço. Continuem buscando a igualdade que ainda se mostra distante. Pois os preconceitos persistem, mas devem cair. Isto é necessário e inevitável. Não há como reverter esta situação.
.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário