sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O preço visível


A esfera da visibilidade midiática aliada à credibilidade constrói a imagem pública. Ser amado ou ser temido faz a diferença para o príncipe, que é maquiavelicamente orientado a fazer o bem em várias e pequenas partes, e o mal por completo e de uma só vez. Heróis e vilãos se enfrentam no espaço público. Todos assistem e podem decidir a quem seguir. A web proporciona visibilidade Global.
.
A cultura ocidental também é visível e ganha dimensão de mundo. A cultura está se mundanizando. O consumo também. Os cidadãos consumidores lutam por seus direitos. Mas também consomem ideias, além de produtos. Compram e vendem direitos e deveres. Colocam preço em tudo. No seu próprio trabalho, no seu próprio mundo. São comerciantes do apoio político. Trocam o apoio pelas soluções de suas necessidades.
.
Neste ambiente é criada a identidade individual e coletiva. Que absorve as ideias das comunidades sem fronteira. Tudo está visível. E tudo tem seu preço. Inclusive a cultura. Desde sempre. Visível e a venda. Mas também está disponível em formato 'freware'. Mesmo assim precisamos pagar dedicação e tempo. No mais tudo se resolve. Até a imagem e a opinião tem um custo. É preciso pagar.
.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário