sábado, 31 de outubro de 2009

A caminho da cultura Global


A globalização já é uma realidade há muito tempo. Este processo contínuo ainda está em construção, mas já mostra consequências relevantes em vários setores. O destino ainda é incerto em relação a unicidade, mas não espera-se uma homogeneização cultural. Ainda não se sabe se uma cultura global irá se sobressair sobre as culturas locais, ou se estas ganharão dimensões globais. A internacionalização geográfica se intensifica nas atividades econômicas.
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A superação do modo capitalista de produção, e a ocidentalização do mundo, são notáveis. Ciência , tecnologia e consumo são vetores deste processo. O inglês tornou-se língua mundial, assim como um dia foi o latim e depois o francês. Os cidadãos são consumidores, além das fronteiras do Estado-nação. A sociedade se moderniza e torna-se global em seus costumes. O rock and roll, o fast food, o cinema americano, enfim o 'american way of life' toma conta do mundo.
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Mas as culturas locais não sumirão do mapa. É claro que muitas delas serão sufocadas, e se restringirão ao tradicionalismo, mas outras ganharão dimensões globais. A racionalidade é um traço da cultura ocidental. Os meios de comunicação transcendem suas territorialidades. Marshall Mcluhan já dizia que 'o meio é a mensagem'. E é este meio que possibilita o intercâmbio cultural. A internet, a televisão, a música, o cinema, são exemplos de mecanismos que levam a cultura a transpor fronteiras.
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Neste ambiente a memória internacional-popular funciona como um sistema de comunicação. A mídia e as corporações participam da socialização de uma determinada cultura, desempenhando papel pedagógico. A universalidade dos produtos de consumo garante o elo entre as diversidades. Enquanto tudo isso, a democracia é sinônimo de autonomia e descentralização. Por outro lado a individualidade é uma realidade que convive com a organização de grupos de relacionamento e interesses comuns.
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O mundo é um mercado diferenciado. Enquanto os costumes caminham em direção a uma unicidade, há também as diferenças entre preferências que vão desde faixa etária, sexo, classe social, visão política, estilos de vida e outros. O cinema e a televisão criaram uma cultura popular de alcance mundial. A mundialização da cultura penetra pedaços heterogêneos dos países subdesenvolvidos, separando-os de suas raízes nacionais. Hojé há o que podemos chamar de costume global/nacional, mundial/local, universal/particular e cosmopolita/provinciano.
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A mundialização da cultura redefine o significado da tradição. Esta pode preservar a cultura dos povos. Contudo, ser moderno é pertencer a uma cultura atual. E a cultura atual é global. Uma cultura mundializada deixa raízes em todos os lugares. Será preciso redesenhar o mapa do mundo.
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Juliano Dornelles

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