
O Benchmarking é uma ferramenta da Administração onde empresas buscam a
evolução de serviços, processos e produtos baseando-se em referenciais. Estes
referenciais geralmente provêm de concorrentes do mesmo nicho de mercado, que
por sua vez são líderes de mercado ou possuem excelência em algum setor. O
referencial é chamado de Benchmark.
.
Aprender a fazer melhor com quem tem experiência é o caminho mais
rápido, fácil e eficiente para quem busca evoluir. Se criar não é tão simples,
copiar sistemas bem inventados é mais seguro. Adaptações geralmente são
necessárias aos processos, para que seja garantida a evolução. O precursor do
benchmarking foi Grupo Xérox, na década de 1920, que rapidamente foi seguido
por grandes empresas como Ford Motors, Kodak, Johnson & Johnson entre
outras.
.
O Benchmarking é dividido em quatro categorias conhecidas. Competitivo,
Funcional, Interno e Genérico. Contudo não se indica fazer benchmarking tendo
como referência empresas de outros setores. Isto pode não ser benéfico em
relação a estipulação de norteadores do negócio. Por outro lado o Benchmarking
é um processo eficiente para a competitividade. Agora que vc já sabe um pouco
sobre esta possibilidade, busque referenciais e estabeleça um norte para seu
negócio.
.
Juliano Dornelles
Nenhum comentário:
Postar um comentário