quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Além do documento único


O Governo brasileiro está desenvolvendo um documento único. Levando em consideração os múltiplos documentos existentes. A burocracia na hora de fazê-los. E a constante falsificação destes. Está sendo desenvolvida uma nova carteira de identificação para acabar com todos estes problemas. Contudo a evolução não para por aí. Ainda é preciso fazer muito mais.
.
É comum carregarmos na carteira o CPF, Carteira de Identidade, Título eleitoral, Carteira de habilitação, Carteira de reservista e outros documentos. Sem contar com aqueles que comumente deixamos em casa, como por exemplo, a carteira de trabalho e o passaporte. Neste sentido o documento único irá facilitar nossa vida para reduzir a burocracia e a perda de tempo. Contudo alguns problemas ainda seguirão.
.
Mesmo com um documento único, ainda sofreremos da necessidade de carregar uma carteira plástica para sermos identificados em todos os lugares quando necessário. Contudo, em algumas ocasiões, este recurso ainda não atende a demanda das necessidades reais. Imagine a situação em que esquecemos tal documento. Ou até mesmo quando este for falsificado. Roubado, ou extraviado. Para solucionar esta questão precisamos de uma nova alternativa, que vai além do documento único.
.
O que quero dizer é que em tempos de tecnologias digitais e da rede planetária de computadores chamada internet, temos condições de desenvolver um documento virtual digitalizado. Ou seja, ao invés de carregarmos um cartão plástico podemos pensar em outras soluções. Uma delas seria que todos os lugares tivessem leitores ópticos de impressão digital. Outra solução seria implantar um chip na pele de cada cidadão, que poderia, além de ter a função de identificação, ter a função de mapeamento de localização por gps. A outra solução seria a tatuagem de um código de barras com o número do CPF.
.
As possibilidades são muitas. Qualquer um destes mecanismos de acesso levaria a conexão do indivíduo a uma plataforma digital de identificação. Uma espécie de rede social. Com todos os dados necessários. Muito mais completo que todos os documentos conhecidos até então juntos. Com foto atualizada. Endereço atualizado. Telefones, contatos e outras informações necessárias. A partir desta ideia deve ser desenvolvido um projeto para que todas as necessidades sejam atendidas. E isto é possível, necessário e viável. O tempo está passando e não podemos perder o trem da evolução tecnológica.
.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário