segunda-feira, 24 de março de 2014

Desenvolvimento Social


Do caos à ordem há um processo de transformação e recriação da realidade. A sociedade só é capaz de se desenvolver quando há desenvolvimento coletivo e individual. A transformação social é a soma das transformações individuais. Para que a sociedade possa evoluir, é necessário que cada indivíduo busque e alcance o desenvolvimento que idealiza. Neste contexto, investir naqueles que sonham grande e empreendem esforços em ideias inovadoras é investir no bem comum de todos os outros.

Há mais de um século, Karl Max falava na mais valia como a diferença do que era produzido pelo trabalhador em relação ao que o mesmo recebia como pagamento. Ou seja, o lucro recebido pelo dono do empreendimento. Na época surgiram os ideais socialistas, em contrapartida ao capitalismo, que segundo ele servia pra expropriar capital e encher os bolsos do capitalista. O capitalismo, por sua vez surgiu de uma evolução vinda da idade média. Do Feudalismo latifundiário à Burguesia comerciária e à Indústria de massa. Da escravidão ao trabalho assalariado. Onde supostamente todos teriam o mesmo ponto de partida, enquanto o ponto de chegada dependeria de cada um.

Ainda hoje discutimos se há um modo de produção capaz de superar o capitalismo. Da mesma forma, discutimos a eficiência da democracia representativa. Neste ambiente surgem as proposições referentes à democracia direta, digital e participativa. Propondo o fim das disputas partidárias e o fim das hierarquias. A sociedade ideal possibilitaria a auto regulagem do sistema mediante a conduta racional ética de respeito aos direitos e deveres. O que para alguns seria uma versão utópica da anarquia. 

Assim sendo, entre propostas e possibilidades, o homem tem duas opções. Se adaptar ou protestar, contestar e se rebelar. O fato é que a segunda opção implica marginalização social. A rebeldia da não aceitação do sistema tem duas faces. De um lado possibilita pensar em novas alternativas; De outro, condiciona os rebelados a uma situação de exploração forçada. É certo que ambos os movimentos precisam ocorrer ao mesmo tempo se quisermos caminhar juntos no sentido da construção de um mundo melhor, no âmbito individual e coletivo.

Os mais adaptados sobrevivem ao meio. Os mais produtivos se destacam no mercado competitivo. E o resultado de tudo isso é a construção de oportunidades, renda e riqueza. As possibilidades são do tamanho dos sonhos e da ousadia de cada um. E quando os indivíduos alcançam os objetivos pessoais, a sociedade toda usufrui do progresso. Cabe à sociedade perceber quem são, e investir nos indivíduos capazes de multiplicar investimentos, oportunidades e benefícios, deixando o caminho aberto ao desenvolvimento coletivo.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário