quarta-feira, 4 de junho de 2014

Bom Exemplo


Desde a infância buscamos referenciais. Os pais são a primeira referência da grande maioria dos seres humanos. Aprendemos a falar e caminhar de acordo com os exemplos recebidos em casa. Então, temos contato com as tecnologias: A televisão, o rádio, a internet, os videogames e os smart phones. Nestes dispositivos, e em outros meios, temos contato com personagens que habitam a memória na infância. As referências se tornam influências. Seja na ficção ou na realidade. 

Nos reunimos em família e entre amigos. Vamos à escola e a outros grupos de interação. Constituímos a linguagem de acordo com o vocabulário do qual temos acesso. Linguagem verbal, corporal e gestual. Assim somos influenciados pelos exemplos recebidos. Da mesma forma, agimos na adolescência e na vida adulta. Os ídolos do esporte, da música e do cinema. Os profissionais de sucesso no mundo do trabalho. O bom pai, o bom professor e os bons amigos. Estamos sempre buscando novas influências.

Abastecendo-nos de tudo o que possa ser construtivo. Ou prazeroso. Novos exemplos; Novos conhecimentos; Novos prazeres; Nova atitude. A transformação da realidade se dá com a mudança ideológica e cultural. Estabelecemos novos referenciais. Escolhemos novos caminhos. Construindo e reconstruindo a realidade. No fim, e desde o começo, boa parte do que somos é originária da decodificação que fizemos das influências tidas, ou escolhidas, como referenciais. Assim se torna determinante saber escolher os bons exemplos.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário