VALORIZAR ESFORÇOS
O professor entregou a redação ao aluno e disse: “Está ótimo. Cada vez melhor. Redigite o texto com as correções que fiz no papel”
O aluno perguntou: “Gostou do texto, mestre? O senhor concorda com o que está escrito? Qual a sua opinião sobre o assunto?” -
O professor respondeu: “Terei de ler novamente”
O aluno sentiu que seu trabalho havia sido em vão.
No dia seguinte, um de seus amigos, que também havia lido o texto, fez algumas considerações racionais sobre o tema. Valorizando, sobretudo, o que está certo.
Então, o aluno sentiu-se motivado. Propondo-se a continuar trabalhando no assunto.
Este caso nos mostra o quanto é importante, enquanto mestre, prestar atenção ao trabalho dos alunos.
FENOMENOLOGIA
Na fenomenologia, o resgate da essência é prioritário frente à investigação dos casos. Isto requer intuição. A razão, por vezes, está ligada à emoção. Somente os valores permitem compreender os fatos.
MESTRE E APRENDIZ
Mestre - "Hoje é quinta. Traga o que lhe pedi"
Aprendiz - "Qual das galinhas sacrifico pro almoço?"
Mestre - "Escolha uma das quais têm pena"
Aprendiz - "Quanto as outras; Guardo pra amanhã?"
Mestre - "Lembre-se: No sábado, como peixe"
HORÁRIO DE VERÃO
Visitou-me uma amiga que, ao ver, na parede, dois relógios marcando horas diferentes, me perguntou: "Qual está certo?"
Respondi-lhe: "Depende o fuso"
J.P.D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário