sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Programar


No mundo tecnológico pós-moderno, são os programadores que detém o poder na sociedade em rede. As linguagens de programação se tornam códigos gerenciadores da estrutura social. Neste ambiente, a criação maquinística caminha na direção da inteligência artificial.

Os telefones são mais do que aparelhos destinados a fazer e receber ligações de voz. São computadores portáteis. Câmeras, localizadores, gravadores, armazenadores, receptores de rádio e outros mecanismos acoplados em um meio de tecnologia convergente.

Da mesma forma que os aviões e os automóveis deixam de ser meros veículos e se tornam uma espécie de computadores com asas e rodas. A estas e outras máquinas, são necessários softwares de gerenciamento de ações automatizadas. Consequentemente, de desenvolvedores.

Caminhamos na direção da construção de um mundo em que saber programar se tornará tão essencial quanto saber ler e escrever. Neste novo mundo, que vem sendo inaugurado há algum tempo, mais do que ser capaz de gerenciar aplicativos e utilitários, cada indivíduo terá de ser capaz de produzir os próprios programas informáticos.

Neste sentido, no movimentamos na direção do entendimento eletrônico que nos cabe. Primeiramente, notando que tais virtudes do conhecimento se fazem necessárias. Principalmente no que se refere às reflexões filosóficas a cerda dos aparatos tecnológicos. Trabalhar a cibercultura e estar inserido no ciberespaço é o primeiro passo nesta direção. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário