quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Espiritual .'.


ESTADOS ESPIRITUAIS

Neste mundo há duas subjetividades, estados de consciência ou, identitários, de espírito, denominamos 'Já' e 'Lá'. A visão filosófica, sobre o tema, distingui-se da visão mercadológica ou religiosa. Costuma-se confundir o 'Já' e o 'Lá' como status (mundano) do 'ser' ou tornar-se, do ir ou 'estar' (chegar, entrar, passar, ultrapassar, alcançar, conquistar, obter, etc.).

O fato é que o 'Já' e o 'Lá' (verdadeiro) transcendem os planos de metas, o que queremos fazer e onde desejamos ir. Enquanto, o 'status mundano' (coisas deste mundo) é algo (artificial) passível de construção, desconstrução ou aquisição. Enquanto o 'Já' e o 'Lá' (espiritual) emerge da essência recriada na vivência.

AO MUNDO MERCADOLÓGICO 

No mundo mercadológico, o 'Já' e o 'Lá', confundiram-se com pontos de chegada. Tornando-se produtos. 

Como exemplo, poderíamos citar o jovem que deseja passar no vestibular, concluir a faculdade, libertar-se de um vício, obter algum ganho ou conhecer algum lugar específico. Para tal jovem, tal desejo (objetivo) se configura como o 'Lá' (status onde deseja estar). Enquanto, a quem dispõem de tal conquista (prévia), ao mesmo jovem, encontra-se como o 'Já' (estar).

A ESSÊNCIA DO SER

O 'Lá' verdadeiro (essência espiritual identitária), jamais confundiu-se com o 'Já' (mundano). O 'Lá' (legítimo) transcende as criações mundanas. Sempre indo (gerúndio), passando, ultrapassando e/ou começando, algo novo, de costume ou diferente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Uma vez posto o 'preto no branco', o que 'está escrito' (salvo o que mantém-se em segredo) configura-se como mero conhecimento, entendimento ou saber. Sendo, o conhecimento, apenas 'isto'.

JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário