terça-feira, 4 de setembro de 2018

Alegorias, verdades ou mitos



Se a madrugada é do diabo, estar em pé antes das 8h é benção divina.

Céu e inferno são estados do espírito. O ser humano criou alegorias (anjos, demônios, etc.) para explicar o que está entre o bem e o mal. O certo é que bastante é fruto das escolhas.

Alegoria (Wikipédia) - "É uma representação figurativa que transmite um significado outro que o da simples adição ao literal. É geralmente tratada como uma figura da retórica. Uma alegoria não precisa ser expressa na linguagem: pode dirigir-se aos olhos e, com frequência, encontra-se na pintura, escultura ou noutra forma de arte mimética".

Os personagens na literatura são alegorias. Embora os livros sagrados falem sobre seres celestes e infernais, o que sabemos é que alguns fraudes são milenares. Assim, acreditou-se em deuses por milênios. Ainda há quem acredite em santos, anjos ou demônios. Ou quem questione a existência de Deus e o diabo. Alegoria ou realidade, somos influenciados por tais 'entes' que habitam o imaginário, o temor ou a fé dos humanos.

A religião é instrumento político, certa vez que condiciona o crente à obediência ao modelo comportamental 'ideal'. Mesmo assim, sabendo-se disto, transforma vidas.

No mais, desconfio quanto a Nietzsche e Superman, Contudo, creio em si.
Para entender o que digo, leia 'Ecce Homo'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário