terça-feira, 12 de maio de 2015

Expansão .'.


CONQUISTA DOS HOMENS .'.

A expansão do domínio dos homens ao cosmos, iniciou-se, primeiramente no plano metafísico, há mais de dois mil anos, quando Zeus, desprovido dos quatro elementos, viajando pelo vácuo, sincretizou-se em Júpiter. Poseidon, fez o mesmo em Netuno; Ares, em Marte. E, assim, sucessivamente. Leão e Touro; Além do Cordeiro, Aquários e Peixes, nos convidam a povoar o universo.

PROFECIAS .'.

Enquanto os buracos negros, vos observam, como lobos sedentos, há tempo de conhecer estrelas luminosas além do horizonte, tratem de libertar-se das dependências elementais. Pois, na hora da provação, aqueles que ainda forem dependentes, dos quatro elementos, serão absorvidos. Como estrelas caindo por terra e a lua engolida pelo mar. Contudo, os espíritos livres, salvar-se-ão.

J.P.D.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Caminhos .'.


Caminhos de um novo tempo; Verdades que afloram; Consciência da eternidade; Essência do espírito; Em que o pensamento subconsciente, instintivo e subliminar, é pai do amor consciente; Controle e domínio racional dos impulsos e emoções; Intelecto sensitivo; Ouvindo, cautelosamente, o ar reflexivo da filosofia; Iluminando-se a luz do esclarecimento; Observando, atentamente, o mar; De onde havereis de colher os frutos para alimentar a terra; Sustento dos povos e das nações .'.

J.P.D.

domingo, 10 de maio de 2015

Dia das mães .'.


Neste dia das mães, especialmente aos cristãos, é importante lembrar do mandamento que nos fala em 'Honrar Pai e Mãe'. Resgatando os primeiros versículos do Livro 'Provérbios I', que nos versam sobre o temor, o conhecimento, a sabedoria, a honra e a prudência, em homenagem às mães cristãs, e como reverência aos ensinamentos bíblicos, transcrevo tais versos aos irmãos .'.

1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
2 Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
3 Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
4 Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
5 O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
6 Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
9 Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.

Palavra da salvação.


J.P.D.

sábado, 9 de maio de 2015

Ordem .'.


Na sequência da luta cotidiana, o cosmos nos mostra como proceder. A luta diária pela evolução espiritual; Pelo progresso social; No trabalho, nos estudos, na forma física e nos relacionamentos. Mesmo quando buscamos aliados pra somar e multiplicar forças, precisamos pedir licença, com certa frequência. Neste sentido, são raros, e bem aventurados, os quais atendem nosso pedido. Quando cada um poderia dizer-nos: "Vamos; Aqui há lugar pra nós".'.

Mesmo que você aprenda a jogar o jogo; Tendo boas intenções; Fazendo o que lhe está ao alcance; Sempre haverá alguém pra contestar e disputar o que lhe é do interesse ou posse. Então, isso precisa ser aceito aqui. No campo de confronto. Onde lobos disfarçam-se de ovelhas; Ovelhas são confundidas com outros animais. Aqui é o habitat das feras. Aqui sobrevive quem luta e se impõem na defesa. Aqui prospera quem persevera. Aqui, entende e respeita, quem experimentou chegar a algum lugar .'.

Melhor nos é a demora em vencer dentro da lei do que a agilidade em burlar as regras. Pois, se assim o fizermos, seremos cobrados por forças maiores. O céu e a terra são testemunhos do bom combate. Melhor nos é utilizar os 'nãos', aos vícios, em si mesmos; E multiplicar os 'sim', com quem nos cede passagem, graças e oferendas, ao bom trabalho; Do que desperdiçar os 'nãos' em vão, quando podemos, ou precisamos,  dizer 'sim'. Se há tempo pra tudo; Há o lugar na fila; Há o lugar na mesa; Há o lugar no mundo. O que nos importa é que respeitemos a ordem .'. 

J.P.D.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Aprendizagem .'.


Do caos ao progresso, passando pela ordem. Costuma-se dizer que o novo é a recriação do velho; Que o sábado é recebido ao poente de sexta; Que os problemas são oportunidades; Que os desafios são caminhos de superação; Que o sofrimento é o mestre do crescimento; Que há os dois lados da moeda; Que todo fim é um começo; Que só é capaz de se encontrar aquele que um dia foi capaz de se perder; Que transformar água em vinho seria admitir o contrário; Que se aprende mais nas derrotas do que vencendo e pra vencer .'.  

J.P.D.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Prosear .'.


Criptografados códigos linguísticos falam mais que expressões conexas. Semiótico, ontológico e epistemológico; Demandas, urgências e prioridades; Latu Sensu e Strictu Sensu; Métodos e técnicas; Desafios, caminhos e superação; Pilares da democracia; Direitos, deveres e liberdade de expressão; Diálogo coletivo; Network colaborativo; Orientação e instrução; Questões, problemas e solução; Inclusão, produtividade e produção; Crescimento intelectual, intelecto e cognição; Educar, educando a nação; Valores, virtudes e razão; Leis, pesos e medidas; Ordem e progresso social; Curar é cicatrizar a ferida; Aprender, recriar e multiplicar; Desenvolvimento econômico, real e material; Metafísico, virtual e espiritual;  O coelho na cartola, as cartas na mesa e a carta na manga; Ao pé da letra; Na hora e no lugar certo.

J.P.D.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Códigos .'. De linguagem .'.


Os códigos de linguagem permitem a interação entre as nações, tribos, povos e sociedades. É na comunidade, cosmopolita internacional, que se encontram as línguas, signos e símbolos. Os quais fizemos uso, cotidianamente, nos incontáveis cantos do mundo, através das diferentes formas de expressão. Oral, verbal, gestual, escrita, falada, artística, musical, fotográfica, informática, etc. Criptografada, explícita, semiológica, poética, em prosa ou verso. É pelo registro escrito, pela retórica e pela dialética, que tornamos possível a construção e o compartilhamento dialógico da informação, da cultura, das narrativas, da arte e do conhecimento.

J.P.D.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Cyber Learning .'.


Aprender na internet requer transcender a curiosidade e a sede de conhecimento. Requer planejamento e organização. Em alguns casos, orientação metodológica. Saber onde encontrar as informações necessárias ao desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual. Entender que cada internauta tem um tipo especifico de sensibilidade. Vasculhar as redes, canais e sites, relacionados ao assunto de interesse, continua sendo o caminho ideal ao inicio do garimpo do bom aprendiz. 

O ciberespaço é vasto e heterogêneo. Carece de organização, padrões e leis reguladoras. Os conteúdos populares, frequentemente, distinguem-se dos mais relevantes no quesito: 'Como isso pode me acrescentar algo?'; 'Em que pode ajudar?'; 'O que nos acrescenta?'; Etc. É certo que há subjetividades singulares na web. Capazes de agregar vivências, experiências e informações importantes. Principalmente no ambiente profissional. E, sobretudo, nas questões técnicas.

A interação dialógica midiática, em fóruns, enquetes e grupos temáticos, possibilita a continuidade do processo interativo. Somando-se às interações presenciais, quando estas são possíveis. De algum modo, é preciso conhecer as fontes e a seriedade do que é postado e compartilhado. Mesmo assim, há bastante a ganhar na experiência virtual de aprendizagem. Desde as mais simples receitas de bolo aos saberes capazes de transformar realidades. 

J.P.D.



segunda-feira, 4 de maio de 2015

Mago .'.


O 'bom dia', logo cedo; O 'bom trabalho', a quem produz; O 'bom estudo', a quem estuda; O 'bom treino', a quem se exercita;  A magia procede no dia-a-dia. Prevalecer, no bom combate, requer saber o que fazer com os 'feijões mágicos'. Em cada porta; Em cada esquina; Há de haver uma retribuição ao modo como procedermos no agora. Identificar oportunidades e ameaças; Potencializar forças e sanar fraquezas; Bem além de compreender o sentido de uma 'matriz de competitividade'; É, simplesmente, o principal segredo de um mago. É preciso saber fazer uso das palavras, quando existe a possibilidade de interação dialógica; Magos, mestres e aprendizes, de si mesmos; (Que assim sejamos) No caminho certo e nas provações .'.

J.P.D.

domingo, 3 de maio de 2015

Universos .'.


Há uma teoria da física que supõem a existência de universos paralelos. O que os cientistas chamam de a 'Teoria das cordas'; Aborda os dualismos coexistentes. Apesar de explicitar, teoricamente, a proposição da coexistência de realidades opostas, é passível de múltiplas interpretações. O dualismo dos universos paralelos, se assemelha ao Taoismo; Onde 'tudo o que é' se assemelha ao 'nada ser'. O velho ditado, de que 'menos' é 'mais', é colocado em xeque. 

Apesar das contradições dos significados, precisamos entender o que isto quer dizer. Pela 'Teoria das cordas', por exemplo, ao mesmo tempo em que a história relata que o Império ganhou a 'Revolução Farroupilha', há um universo paralelo em que os 'Farrapos' sagraram-se vencedores daquele episódio. Tal preposição, dependendo da ênfase, se torna cômica e pejorativa. É como dizer que um funcionário é contratado (pela mesma empresa e no mesmo cargo) em sua demissão. Porém, tem certo significado, ao tom das 'linhas tortas'; No que chamaríamos de 'vencer na derrota'. Ou dizer que 'o fim é o começo'. Contudo, sabemos que o caminho natural às conquistas é o de 'vencer vencendo'. 

Os universos paralelos, ou mundo dos opostos, pressupõe que, onde estão os 'maiores erros', estão, também, os 'maiores acertos'. Neste contexto; Entrar, seria sair; Descer, seria subir; Incluir, seria excluir; Etc. Algo assemelha-se a ideia de que, para encher um recipiente, com algo novo, primeiro, é preciso esvaziá-lo por completo. Entretanto, sabemos que a ideia da coexistência, de um céu e de um inferno, no plano terreno, contradiz a certeza de que 'branco é branco', 'azul é azul' e 'vermelho é vermelho'. Porém, permite acreditarmos que o 'tudo' e o 'nada' ocupam, ao mesmo tempo, o mesmo lugar no espaço. 

J.P.D.

sábado, 2 de maio de 2015

Só por hoje .'.

No mundo atual, as drogas se tornaram um dos maiores problemas vividos pelos jovens e adolescentes. A curiosidade, e o desejo de fazer parte de uma tribo, aproxima os adictos de suas primeiras experiências na adicção. O álcool é o cartão de visitas ao universo infernal do vício. Mesmo sabendo que, uma pequena porcentagem, dos usuários de álcool, faz uso de substâncias ilícitas, sabemos que a maioria dos usuários inicia pela bebida. Do mesmo modo, o caminho da salvação das substâncias alucinógenas, e psicotrópicas, passa pela libertação do consumo social de álcool e dos ambientes de uso. Tais como bares, pubs e casas noturnas. O relato dos adictos, que alcançam a salvação, revela que ocupar-se é a melhor alternativa. Principalmente, quando limpos, com trabalho, estudos e atividades físicas. 

J.P.D.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Tecnológico .'.


Em um grupo de estudos de interação midiática, o pesquisador mestre resolveu presentear, com um Iphone, o estudante mais 'tecnológico'. Os critérios utilizados revelaram que as habilidades, naquele questão, importam mais que a ferramenta.

O pesquisador pediu que cada um dos alunos colocasse o celular sobre a mesa de estudos. Naquele momento, alguns alunos prestaram atenção nos modelos. Listaram-se as configurações de cada máquina. Memória RAM; Velocidade do Processador; Espaço de armazenamento; Qualidade de filmagem; Volume dos alto falantes; Tamanho da tela; etc.

Os alunos entenderam que a escolha se daria em relação à qualidade do smartphone. Então o pesquisador revelou que a configuração da máquina influencia, somente, nas possibilidades de uso. Mas, quanto a 'ser tecnológico', o que determina são os critérios relacionados ao uso e às habilidades.

Perguntou, então, a cada aluno, as seguintes questões:

1 - Quantas horas diárias utiliza o Smartphone ?
2 - Quantos aplicativos utiliza diariamente ?
3 - Quantas fotos e vídeos produz por semana ?
4 - Quantos contatos coneta diariamente ?
5 - Sabe editar áudio, vídeo e foto ?
6 - Quantos megas de download/upload diários contabiliza ?
7 - Joga games e lê e-books ?

Com tais informações, descobriu-se que 'ser tecnológico' raramente quer dizer ter a melhor máquina. Constatou-se que alguns alunos, mesmo tendo máquinas de alta configuração, utilizavam sempre os mesmos aplicativos; Pouco sabiam sobre edições; E desconheciam determinados usos.

Concluindo. Ser 'Tecnológico' implica utilizar a tecnologia e dominar determinadas habilidades tecnológicas. Gostar de fotografia, por exemplo, influencia mais na hora de clicar do que ter uma câmera de alta configuração.

É óbvio que as habilidades, quando somadas à boa ferramenta, multiplicam as possibilidades de uso, interação e produção.

J.P.D.