quinta-feira, 30 de julho de 2009

Drogas - Chapação fora da lei


No Brasil, assim como no resto do mundo, o uso de drogas é uma realidade. Algumas são lícitas outras ilícitas. Mas isso não quer dizer que as drogas permitidas sejam mais leves que as proibidas. O álcool e o tabaco, por exemplo, se consumidos diariamente e em grandes quantidades, são mais prejudiciais que a maconha em uso eventual. Líderes políticos, dos quais merecem destaque FHC e Gabeira, questionam a possibilidade de legalizar a 'marijuana' para que o problema do tráfico seja amenizado.
.
De outro lado vivemos a epidemia do crack. Esta sim é uma droga extremamente letal. Vicia facilmente e leva a morte. Contudo ainda não foram descobertas por completo as consequências desta droga no organismo. Muitos dos casos de morte relacionados ao crak, são resultado de assaltos, dívidas com traficantes e ações da polícia. Mas isto não quer dizer que a droga não afete o organismo. Pelo contrário, pulmões e cérebro são atingidos instantaneamente. O efeito é similar ao da cocaína. Olhos arregalados, batimentos cardíacos acelerados, perda do sono e do apetite. Porém não se comparam. A cocaína é considerada extremamente fraca em relação a este derivado.
.
O álcool é de longe a droga mais utilizada no Brasil e no mundo. A cultura em que vivemos não discrimina tal substância, chegando a ser o uso influenciado e passado de pai pra filho. Acidentes de trânsito, envolvimento em agressões, hepatite e cirrose são algumas das consequências naturais deste percurso. O tabaco também é outra substância permitida na maior parte do planeta, tanto que é a que mais mata. Infarto, enfisema e câncer são as consequências mais comuns deste trajeto.
.
O LSD, também chamado de 'doce', e o ecstasy, também conhecido como 'bala', são drogas de menor uso no país, contudo são facilmente encontrados nas grandes cidades. Cada vez mais comuns, estão ganhando a preferência dos jovens. A 'bala' foi popularmente vinculada às festas rave. Músicas eletrônicas entram em sintonia com a aceleração cardíaca provocada pelo ecstasy. Perda de líquido e desejo sexual são efeitos comuns. Já o 'doce' aumenta o senso de humor, fazendo que o usuário caia no riso sem motivos conscientes.
.
Outros alucinógenos e psicotrópicos também são utilizados frequentemente. O 'loló', uma espécie de solvente, parecido com a benzina, é muito utilizado pelos moradores de rua. A cola de sapateiro também está neste grupo. Já o lança-perfume foi extinto devido a proibição na Argentina, e o consequente fechamento das fábricas. Ópio, heroína e haxixe também fazem à cabeça de muitos usuários pelo mundo. No Brasil somente o haxixe é encontrado facilmente.
.
Conceitos e leis devem ser revistas, tanto em relação às drogas que hoje em dia são permitidas, quanto em relação às proibidas. Experiências neste sentido já foram feitas em alguns países. Em alguns lugares foi instituído o toque de recolher e a proibição de bebidas alcoólicas a menores. Já no caso da Holanda, o uso de drogas foi liberado em alguns lugares, mas hoje se discute a volta à proibição, pois muitos turistas vão para Amsterdã e cidades vizinhas apenas para se 'chapar'. Mudanças em relação à descriminalização e tolerância são inevitáveis e certamente irão acontecer.
.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário