domingo, 7 de junho de 2015

Maquinação .'.


O mundo tecnológico (multimidiático) proporciona a virtualização do conhecimento e a maquinação de tarefas antes executadas pelos homens. A inteligência é confundida com os saberes digitalizados e compartilhados. Chamada de coletiva ou artificial. Porém, a inteligência humana caminha além do saber, conhecer e ter acesso à informação. A inteligência está ligada à cognição. A essência criadora que vive nas criaturas. Bem além da capacidade de aprender e assimilar coisas novas. A inteligência supõe a capacidade de criar novos conceitos e abrir novos caminhos (antes inexistentes ou impensados). 

De outro modo, a inteligências tecnológicas (coletiva ou artificial) configuram-se na possibilidade de encontrar respostas, baseando-se em conhecimentos previamente adquirido;. Armazenados em bancos de dados; Interligados e acessados via algorítimos informáticos. Como se fosse uma grande coletânea de informações a serem acessadas quando solicitadas por uma pessoa. Ou, automatizadas em ações realizadas por formas de vida artificial. Tais como robôs e computadores 'inteligentes' (adjetivo contestável quando relacionado às máquinas).

Contudo, a inteligência espiritual transcende tais saberes. Mesmo quando desconhece a totalidade dos conhecimentos mundanos. Pois a essência do ser é sensitiva. Capaz de se adaptar e trilhar caminhos distintos dos quais seriam (tecnologicamente) orientados pela lógica, racional e calculista, de um algorítimo. O homem é instintivo; Imprevisível. Além do calculismo matemático da programação informática.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário