domingo, 28 de junho de 2015

Tribos Virtuais .'.


As redes inteligentes de interação e produção de sentido, se tornam as principais responsáveis pelas transformações sociais na atualidade. Quando há mobilização de capital social, em torno de uma causa comum a uma tribo específica, existem possibilidades concretas de efetivar ações determinantes na construção de uma nova sociedade. Notamos tais processos interativos em grupos temáticos de autoajuda, ensino aprendizagem, compartilhamento dialógico ideológico de opinião, movimentos sociais e diversos temas coletivos ou colaborativos .'. 

A internet (principalmente as mídias sociais) se tornou palco de batalhas e mutirões de chamamento aos protestos e manifestações. Reproduzindo o diálogo social e os anseios por mudanças. Alguns temas são estratégicos e fundamentais na solidificação de um mundo mais igualitário, sustentável e inclusivo. Prioritariamente no que se refere ao respeito às diferenças; Ao uso racional dos recursos naturais; E à multiplicação de oportunidades ao cidadão .'.

O ciberespaço é como uma lâmina de dois gumes; Como uma moeda e seus dois lados; Ora é utilizada para fazer o bem; Ora é utilizada para fazer o mal. Como a maioria dos inventos e descobertas científicas. Da Teoria da Relatividade ao Quatorze Bis; Da pólvora à energia atômica. O que faz de um invento, algo bom ou mau, é uso que fizermos dele. Deste modo, agem as redes telemáticas e os grupos virtuais. A questão determinante é que saibamos como utilizar tais plataformas, de forma racional, na direção da ordem e do progresso .'.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário