terça-feira, 16 de junho de 2015

Tecnológicos .'.



As redes tecnológicas, interconectando computadores pessoais, dispositivos móveis e servidores, através de provedores de sinal distribuído por cabos de fibra ótica, satélites e ondas de rádio, colocam informações ao alcance intercontinental multinacional. O prossumidor consciente auxilia na construção social e no desenvolvimento dialógico; Ao promover a cidadania e multiplicar caminhos e oportunidades .'. 

De algum modo, a internet é uma via de mão dupla; Uma lâmina de dois gumes; Um ambiente heterogêneo e cosmopolita; Onde encontramos singularidades e pluralidades; Individualidades e coletividades; Disputas e colaborativismo; Regras de direito autoral e apropriação indevida de conteúdos. Trazendo, à tona, a questão, funcional estruturalista, da relação obra e autor .’.

O ciberespaço é ambíguo. Nem bom; Nem mau. As consequências sociais dependem do uso que fizermos dele. Da intenção das organizações, prossumidores e compartilhadores multimídia. Existem infinitos pesos e medias na web. Os acessos, curtidas, compartilhamentos, popularidade, lucratividade e relevância temática, se tornam relevantes. Sendo, esta última (relevância temática), a qual deveria ser o motor das demais .'.

O fato é que os valores morais, na internet, estão distorcidos, se compararmos com os valores morais da cidadania. Encontramos conteúdos depreciativos; Criticas ofensivas (com nomes aos bois); Exposição visual de intimidades; Comportamentos radicais de indução à aversão às diferenças; Apologia a caminhos destrutivos. Como o caso dos vídeos de agressões a menores; Os vídeos de abuso de adolescentes bêbadas; Os vídeos de depredação do patrimônio público; Ou, ainda, os vídeos que ensinam a fazer cachimbos para o consumo químico .'. 

Ao mesmo tempo, notamos conteúdos importantes, à margem da popularidade. Dicas de segurança, comportamento e produção profissional, em distintas áreas. Vídeos, fotos e textos, que elogiam os bons exemplos em vez de denegrir, expositivamente, a imagem de celebridades famosas. No que chamamos de vampirismo dos críticos (spoilers e haters) da web .'.

Precisamos nos adaptar ao meio neste processo de seleção natural. Ao mesmo tempo em que devemos ser mais seletos na hora de consumir o que é compartilhado. Escolhendo o que nos é saudável e construtivo. Do joio ao trigo. A questão de promover o caminho correto tem de ser primordial .'.

Independente da questão de autoria ou apropriação. Precisamos valorizar o compartilhamento do que nos engrandece. Soluções aos problemas sociais; Histórias de superação; Dicas de desenvolvimento, organização e progresso. De algum modo, somos o que produzimos, compartilhamos e curtimos. Nestes simples movimentos, revelamos o que nos interessa e o que nos impulsiona .'.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário