terça-feira, 14 de julho de 2015

Mudanças .'.


O processo evolutivo impõe a necessidade de mudanças de comportamento, amadurecimento ideológico e de atitude. Evoluir é mudar pra melhor. Neste campo de confrontos, existem frentes de avanço. Pessoal, profissional, material, intelectual, físico, emocional e espiritual; Individual ou coletivo. Seja qual for a frente, avançar se torna possível quando nos aprimoramos, qualitativamente ou quantitativamente .'.

O indivíduo, focado no caminho progressista, determina que frentes irá explorar. Estuda para obter conhecimento, graduar-se e garimpar o melhor lugar no mercado; Trabalha para ser reconhecido e recompensado materialmente; Vai à academia para melhorar a forma física e o condicionamento; Ora para sentir-se em contato dialógico com o respectivo poder superior; Cuida da alimentação para ter melhor qualidade de vida; Cuida das finanças para obter o melhor proveito de cada recurso; Trata bem as pessoas para ser bem quisto; E assim sucessivamente .'.

As companhias, e os ciclos de amizade, influenciam nestas mudanças. Dependendo dos lugares e pessoas que escolhermos compartilhar o tempo, somos influenciados de formas distintas. O público que encontramos na academia é diferente do público que encontramos em mesas de bar; Os adultos que estão no shopping ou no parque, durante o dia, focam objetivos distintos de quem esta trabalhando no mesmo momento. O fato é que as companhias, hábitos e lugares, influenciam o comportamento .'.

Águias são águias; Diferentes de galinhas. Porém, uma águia criada no meio de galinhas, tende a agir como tais; Um atleta que abusa da boemia, tende a comprometer o respectivo treino; Um trabalhador matutino, que tende a dormir tarde, sacrificará parte de sua atenção, motivação e concentração no trabalho. Entretanto, o oposto é reciproco. O atleta que evita a noite, e o trabalhador diurno que dorme cedo, tendem a ter melhor disposição na hora de enfrentar a batalha .'.

A relação das escolhas, dos hábitos e das companhias, está interligado à influência que o indivíduo recebe do ambiente do qual participa. Atletas amadores, de academia, tendem a conversar sobre assuntos mais saudáveis do que jovens que saem à noite para beber ou encontram-se no parque para puxar fumo. É óbvio que muitos indivíduos tendem a procurar um meio termo. No entanto, são condicionados a escolher, durante a jornada. Torna-se difícil, ou quase impossível, servir dois senhores ao mesmo tempo. Ou se é maratonista ou se é fumante. Ou se é trabalhador diurno ou se dorme até o meio dia; É preciso fazer escolhas através de tomadas de decisão. Em vez de morno; Ou se é quente; Ou se é frio .'.

Nem todo mundo pensa igual. Contudo, pensar diferente tem seus riscos. O que é mudar pra melhor, para alguns, é distinto de mudar pra melhor, na visão de outros. A mudança nem sempre é visível. Posso olhar para uma pessoa que malha há dez meses, observar sua silhueta, e dizer que nada mudou. A mesma pessoa terá uma ideia distinta de resultado. Poderá dizer que vem melhorando a motivação, o equilíbrio e a resistência. Que são melhoramentos, invisíveis a quem olha apenas a forma física .'.

O certo é que, tudo o que se torna hábito, tende a trazer resultados a curto, médio e longo prazo. Como uma bola de neve. Como um livro de pensamentos, com dezenas de páginas, escrito a partir da postagem cotidiana de tweets de cento e quarenta caracteres; Como uma estrada aberta metro-a-metro; Como uma escalada profissional; Como a busca pelo conhecimento; Ou, até mesmo, o contato sobrenatural com os astros e o ecossistema .'.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário