quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Fraternidade .'.


COMEÇANDO 

Costumo dizer que recém estou começando. Na vida pessoal, profissional e, quiça, relacional. Isto é verdade. Nada vejo como ponto de chegada final. Mas como passos a compor uma longa jornada. Começo, e recomeço, diariamente.

FRATERNIDADE

O mundo é uma grande nave, uma grande escola, uma grande família e uma grande empresa. Trabalhar juntos, pelo bem comum, é o que devemos fazer.

AO NOVO MUNDO

A noção do "Estado social" se fragmenta, e se universaliza, originando o que chama-se "Planeta social". As comunidades (antes) isoladas, conectam-se ao mundo. As soluções locais ganham status global e vice versa.

Mesmo com o desenvolvimento 'teórico' (e prático) da democracia (tecnológica), dos direitos humanos, das redes distribuídas (descentralizadas) e da governança compartilhada, ainda existem tribos isoladas e colônias na América. Mais do que se imagina. Além das Guianas e Malvinas. Além das tribos amazônicas. Dos garimpos, minérios e canas de açúcar (escravidão assalariada).

A civilização ocidental (da República de Platão) clama o progresso que há séculos sonhados. A liberdade dos povos. O acesso aos direitos. A integração global.

JD'

Nenhum comentário:

Postar um comentário