segunda-feira, 13 de março de 2017

Filosofando - Justo; Trabalho; Digno


QUANTO AO JUSTO

À guerra ou à paz; Desconfie quando lhe oferecem justiça. Eventualmente, lhe pedem, em troca, o seu melhor. Antes, abrir caminho, pelo próprio esforço, do que apelar e dever o mérito de cada conquista. Salvo, longe das trocas, quando tratamos de somar ao que somos e dispomos.

Jamais confunda o justo com quem tem pena do semelhante e nada faz para ajudá-lo. Sentir pena, de forma imóvel, nada tem de nobre. Justo é ajudar o 'semelhante' (que se ajuda, ajuda os outros e/ou pede ajuda porque precisa).

"Pedi e recebereis; Procurai e achareis; Batei e vos será aberto" - Disse, o Mestre.

"Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?"

Lembre que: "Nenhum homem, na face da terra, é justo a ponto de não ter pecado".


QUANTO AO DINHEIRO

O dinheiro é neutro. Nem bom; Nem mau. A diferença é a energia que se apropria. Para que iremos utilizá-lo. Para construir ou destruir. 

Por mais que se cultive o desapego, vive-se em um mundo capitalista mercadológico. O alimento custa dinheiro. O transporte custa dinheiro. A água, a luz e a internet no celular. 

O equilíbrio é o caminho do meio. Dispor sem se apegar. Utilizar para o bem, livre de ser escravo das posses. 

Quem não gosta de viajar? Ir ao cinema? A um bom restaurante? Ao supermercado? Ao teatro? Isto tem custo neste mundo.

No entanto, depender disto para ser feliz, é viver em uma prisão. Ser livre é encontrar a felicidade nas (desde as) coisas simples. Contudo, nada impede de prosperar no mundo material. O fruto do trabalho torna-se algo bom quando conseguimos ajudar mais pessoas através dos ganhos que obtemos. Principalmente, quando entendemos que o essencial está no espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário