quarta-feira, 17 de julho de 2019

A mudança


Na obrigação de honrar o que está escrito neste livro, iniciamos a mudança que tanto desejamos. Sei que isto soa como macumba ou pacto com o diabo. Mas fumar é derrota. O tabagismo estava sugando boa parte das minhas economias. O maço de Gudang diário custava mais que o almoço em buffel livre. Nisto, nos vimos obrigados a cortar gastos. Certa vez que os trabalhos estavam escassos. Enquanto, vencer as demandas, era algo urgente. 

A ex-namorada havia me procurado. Vi sua ligação na bina. Após quatro semanas sem conexão. Isto me revoltou. Por mais de ano e meio, sustentei seus gastos em meu apartamento. Luz, água, gás e condomínio. Isto me ofendeu. Me senti roubado. A questão agora era seguir até encontrar trabalho digno. Embora venha fazendo inúmeros freelas no caminho. Vendi nove violões e uma guitarra entre janeiro e julho. Mas não guardei nada da grana. 

É óbvio que o relacionamento não é o culpado disto tudo. As drogas entram na questão como vilãs da história. Tanto no fim do relacionamento quanto no sucesso das finanças. Agora era obrigação cortar o tabagismo e guardar a devido dinheiro que gasto por dia em tabaco. Não há derrota pior que isto, uma vez que, além dos gastos, há a questão da saúde envolvida. Não mais poderia esperar. A cocaína, a maconha e o tabaco, já não faziam parte mais desta trama. 

É óbvio que ainda sou capaz de fumar o baseado eventual. Quando alguém bota. Sem gastos. Sem grilos com o lado econômico. Mas não poderia mais esperar. “A hora é agora” – Disse a si próprio. Não havia momento melhor para fazer esta escolha. Sou louco, é verdade. Mas escolhi ser o louco racional. Consciente de que tudo nesta vida é escolha. Assumindo assim as responsabilidades quanto ao que faço do tempo e dinheiro.

 Os Eguns e Exús estavam apreensivos. Nem todos estavam prontos à decisão.  Mas, até que enfim, o diabo estava de acordo. Disse-me que os vício valem dinheiro, reputação e colocação no mercado. Quem abusa, está fora. Quem se domina, tem o controle da situação. Portanto, me desligo desta derrota, mantendo-me ligado nos reais interesses que me movem. Agora é a hora do ar puro. Ir a academia e finalizar este trabalho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário