quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Filosofando


QUANDO O DISCÍPULO SUPERA O PRÓPRIO MESTRE

Sócrates cumpriu sua missão como mestre, fazendo com que o discípulo Platão fosse além dele. Embora tivesse destruído os sofistas em seus discursos, foi condenado à morte por sicuta. Sócrates, diferente da maioria dos gregos em sua época, negava a existência dos deuses.

A SOCIOLOGIA E O POSITIVISMO

A sociologia surge após a Revolução Industrial. Ciência definida por Augusto Comte. Fundador do Positivismo e criador da Igreja Positivista no mundo. Com postura evolucionista e cientificista.

Conforme Comte, a sociedade passa por três estágios: teológico, metafísico e positivo. Seu método buscava compreender as leis sociais, mantendo a neutralidade quanto aos objetos estudados, com foco no progresso.

Durkein tentou levar à frente as ideias de Comte. Buscando a coesão social. Afirmando a sociologia como ciência autônoma. Conforme Durkein, a educação é o que possibilita o progresso. Focando no coletivo frente ao individualismo. A sociedade frente ao sujeito. A divisão social do trabalho e o capitalismo como modelo ideal.

Assim a sociedade se tornaria inclusiva. Acabando com a marginalização. Sendo que cada indivíduo atua como engrenagem à máquina social. Considerando as singularidades individuais e a pluralidade coletiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário