O processo de comunicação baseia-se
basicamente em um modelo onde um emissor transmite uma mensagem utilizando um
código e linguagem, através de um meio ou canal, para um receptor. Durante este
processo, a mensagem sofre a ação dos ruídos do meio. De outro lado o receptor
terá de decodificar a mensagem e interpretá-la. Dando assim um retorno (feedback)
ao emissor. Contudo muitas vezes, nesse processo, tanto emissor como receptor
podem cometer erros, seja na escolha do meio ou linguagem, seja na decodificação
e interpretação da mensagem.
'Quem? Diz o que? Para quem? Em que
canal? Com que efeito?' Estas são as perguntas básicas que devemos fazer ao
analisar o processo de comunicação. Contudo vou cometer um erro, proposital, de
desvio de foco desta mensagem, mudando o rumo do lead. O
'lead' é a alma da notícia. Em relação ao fato, evento ou situação noticiada.
Pode-se perguntar. Sobre 'o que' eu falo. Ou de 'quem' falo. 'Onde' sucede o
evento. 'Como' se desenvolve a trama. 'Quando' ocorre. E 'por que' aconteceu,
acontece, ou acontecerá o fato.
Vamos ao que interessa. Você viu o
vídeo acima? Ali existem vários erros de comunicação. Posso citar alguns. A
mudança da língua sem tradução. Uma legenda que não acompanha o texto da fala.
Uma tentativa de transmitir em libras o que se estava falando, totalmente 'sem
noção'. Bom, nesta situação tudo foi feito de propósito. Contudo, muitas vezes
ocorrem erros deste tipo, ou de gêneros maiores, em processos
comunicativos.
Os erros possíveis de serem cometidos
são tantos. Vão desde a decodificação. A escolha errada do meio. Código
incompatível entre emissor e destinatário. Falha ao desenrolar o 'lead'. Ou até
mesmo uma resposta que não condiz com o objetivo desejado. E tantas outas
possibilidades de deixar de atingir o objetivo inicial da comunicação. Neste
sentido precisamos fazer a escolha certa do meio, códio, canal e linguagem para
que tenhamos o 'feedback' esperado. Agora, 'cuidando do próprio nariz' e
sem 'apontar o cisco no olho' de alguém, espero não ter fugido do tema,
mantendo o foco.
Juliano Dornelles
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