sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Conexão Onipresente


A cada dia está mais fácil acessar a internet em todo lugar. Redes sem fio tomam conta das cidades. Aparelhos de celular, Laptops e Tablets conectam em toda parte. Nos shoppings, nos cafés, em praças públicas, museus, aeroportos e até dentro de ônibus, aviões, trens e barcos. 

De fato a conexão ganhou tamanha proporção ao ponto de podermos dizer que a interação se tornou onipresente. Assim como a comunicação remota,  o acesso ao conhecimento e à informação se tornou facilitado. Apesar de todos os benefícios da tecnologia há um outro lado. Os internautas conectados sofrem de um novo mal. A dependência mediada.

Da mesma forma notamos o crescimento dos encontros não presenciais. A interação virtual. E a redução das relações face a face. O cidadão do século XXI, principalmente nas grandes cidades, parece estar sempre apressado. Correndo contra o tempo e sem tempo pra nada. De alguma forma a tecnologia proporciona a possibilidade de ganhar tempo, porém, de outro lado, faz gastar um bom tempo com ela.

Pesquisas apontam que as novas gerações passam mais tempo conectadas do que as gerações mais antigas.  O que está acontecendo hoje em dia é o que um dia aconteceu com a população mundial na popularização da televisão na segunda metade do séc XX. A transferência de boa parte do tempo e da atenção das pessoas para o mundo das telas.

Podemos dizer que a sociedade insiste em permanecer na caverna de Platão. As sombras hoje se traduzem nos sites da web (principalmente nas mídias sociais) onde as relações se virtualizam cada vez mais. Se de um lado a internet nos coloca em conexão e contato com o mundo todo, de outro nos isola deste lado da tela e do teclado.

A tecnologia é uma faca de dois gumes. Um axioma em que os dois lados da moeda são visíveis. Tem um lado bom, e um lado preocupante. Vantagens e desvantagens. Facilita nossa vida porém nos aprisiona em sua dependência. Deste modo a internet, assim como o cinema, o rádio e a televisão, tornam-se mais do que estímulo ao desejo e consumo. Tornaram-se necessidades vitais para a socialização. 

Impossível imaginar o mundo de hoje longe da conexão. Estamos todos conectados. Sabemos em tempo real o que acontece nos quatro cantos do globo. Porém nossas conexões dependem cada vez mais do meio externo. Das extensões. Da máquina. Da tecnologia. De alguma forma ainda estamos longe do teletransporte físico e do domínio total da telepatia. Contudo talvez estejamos a caminho.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário