domingo, 22 de setembro de 2013

Cidadão Exemplar


Conforme alguns filósofos, a linguagem define e delimita o mundo de civilizações e indivíduos. O mundo das sociedades, e pessoas, é tão amplo quanto o respectivo vocabulário. Da mesma forma, se expande o domínio sobre o mundo de acordo com as informações, habilidades, conhecimentos, vivência e experiência.

Quanto mais sabemos e conhecemos, maior é nossa capacidade de influenciar o mundo que nos rodeia. Neste contexto, se torna vital a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades para que sejamos capazes de produzir com eficiência e competência.

No mundo capitalista também somos avaliados por nossa capacidade de produção. Quanto maior a produtividades, maior o valor de nossos serviços no mercado. E quando tempo é dinheiro, ganhar bem por hora pode ser decisivo na captação de recursos e acúmulo de capital.

De algum modo, somos avaliados por outras competências. Como, por exemplo, o quão somos civilizados e sociáveis dentro de um contexto em que pesam a ética e a moral. Agir dentro da lei é sinônimo de honestidade. E honestidade têm alto valor no mercado.

Estes são apenas alguns aspectos dentre os quais definem um individuo como cidadão exemplar. Neste sentido, é sábio que nos adaptemos, moldemos e recriemos de acordo com o que espera a sociedade. Para que, a partir de nossas competências, postura e credibilidade, cada um possa ser reconhecido como cidadão e profissional digno de confiança, apoio e investimento.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário