sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Transcendência



A transcendência do ser parte do despertar da consciência desenvolvida a partir das reflexões a cerca do self (si-mesmo) e do universo (subjetividade do ser complexo) ao qual pertencemos. Assim como a concepção em relação a quem somos e qual nossa missão neste e em outros planos. De alguma forma, o homem, o mundo e Deus, quando em comunhão fluem como um ser uno e indivisível. Contudo, o homem concebido como 'universo múltiplo e complexo', vai além do homem-mundo. De algum modo, a transcendência ocorre a partir da experiência pessoal da consciência, da razão e da formação dos valores morais e éticos. E neste contexto, a grandeza do ser é definida pela grandeza das experiências pessoais de cada indivíduo.

Toda seta-feira à noite, meus amigos mais antigos me convidam pra sair, contudo hoje hesito, penso duas vezes, e escolho me guardar aos treinos de academia, estudos e trabalhos realizados nas manhãs produtivas de sábados e domingos  Durante muito tempo fiz uso da boemia noturna pra me divertir e socializar. Tive experiências opostas se comparar a 'vida sacra' e os 'méritos da infância', com a 'vida louca' e 'ousadia inconsequente' da 'rebeldia sem causa' dos vinte anos.Contudo, precisei das duas vivências pra me tornar quem sou. Ou digamos. O que sinto ser. Ou penso que sou.

De toda forma, evito definir ou explanar quem acredito ser. Pois este ser segue em transformação e recriação constante. O fato é que a transcendência parte deste estado de consciência. Da reflexão sobre as experiências pessoais. Sobre o ser e estar no mundo. E mais do que isto, ser e estar no universo infinito. Como parte do todo. E, em alguns momentos, como 'o próprio todo complexo e completo'. Se acreditamos ser, e buscamos ser aquilo que acreditamos, temos grandes chances de nos tornarmos tudo aquilo que desejamos. De algum modo, somos o que somos. E, pra onde vamos, estamos lá.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário