quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Por que blogar ?


Quando criei este espaço na plataforma blogger, pensei, primeiramente, em divulgar eventos e comentar notícias locais globais. Com o passar do tempo, percebo que há uma preferência por temas específicos. Geralmente, temas que tem algo relacionado a história pessoal do autor. Internet, tecnologia, estudos, trabalhos, espiritualidade, desenvolvimento, etc. Apesar de evitar a narrativa autobiográfica, dentro do possível, abrimos exceções à regra. Principalmente quando as vivências se tornam caminhos alternativos a outros internautas. Neste contexto, será necessário lhes contar uma história.

Com frequência, me perguntam que ganhos tenho em blogar, vlogar e flogar. Quando me perguntam sobre a experiência, nem sempre entendem o fato de se tratar de uma forma de trabalho, e de um hobby, ao mesmo tempo. Trabalho, pois existem metas, prazos, horários e o compromisso. Hobby, por ser algo que faço com prazer. No entanto, dificilmente entendem os reais motivos. 

No mundo dos blogs, vlogs e flogs, só há retorno financeiro, ou de popularidade, quando há pessoas comentando, curtindo e compartilhando. Assim sendo, quando revelo que meus ganhos têm sido de outra natureza, raramente me entendem. Mas que natureza é esta? Haveriam outros ganhos em produzir conteúdo digital, além do lucro material e das estatísticas de feedback?

A maior parte dos prossumidores compartilha conteúdo, livres de pretensões maiores. Simplesmente o fazem pelo fato de sentirem a necessidade de falar ou mostrar algo ao mundo. É certo que, quando há planejamento ou sorte, a brincadeira se traduz em reconhecimento, popularidade e lucro. Mesmo assim, é uma minoria seleta de internautas, dentre os bloggers, vloggers e floggers, que vive da produção multimídia.

Escrever; Gravar vídeos; Fotografar; Como se fosse um compromisso; Com a intenção de servir à sociedade; Contribuir na construção social do conhecimento e da multiplicação da informação; Utilizando um tempo que poderíamos investir em outros prazeres; Por que? O que ganhamos com isso?

A vivência, do autor deste espaço, reconhece a experiência da produção de conteúdo como uma forma de dialogar consigo mesmo; De trabalhar determinados assuntos; De frisar conhecimentos; De registrar experiências; De olhar pra si mesmo e descobrir onde e como podemos melhorar. Além da ocupação do tempo que, no caso do autor deste canal, antes era utilizado com atividades de retornos controversos, constatamos uma forma de autoconhecimento, motivação e desenvolvimento. Uma fórmula que vem sendo desconstruída a fim de quem possamos compreendê-la a ponto de auxiliar outras pessoas. 

Pra finalizar. Assumimos que há interesse em tornar tal atividade reconhecida. E, quem sabe, lucrar de algum modo, no futuro. Contudo, há um prazer maior em estar aqui e agora, compartilhando estas palavras. Pois, ao escrever este texto, refletimos sobre o tema; Avaliamos a percepção atual; A ponto de ser questionada, grifada ou recriada. Assim, confirmamos que viemos ganhando  algo de maior valor que o usual. E esta vem sendo uma forma de compensar a necessidade de ganhos estatísticos e materiais. Mas este é o assunto de uma próxima postagem.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário