ESTUDO ACADÊMICO CIENTÍFICO .'.
A diferença básica entre o estudo técnico e o estudo acadêmico é que no 'estudo técnico' se aprende 'como fazer' através da 'experimentação' e da 'prática'. Enquanto, no 'estudo acadêmico-científico', se 'observa o fenômeno', 'dissertando', 'levantando hipóteses' e 'defendendo teses' sobre o tema.
ESCOLA CLÁSSICA .'.
Apesar da escola acadêmica clássica discordar; Teses podem ser configuradas independentemente de referências bibliográficas prévias. Baseando-se, principalmente, na análise, desconstrução e compreensão, de fenômenos.
CONSIDERAÇÕES .'.
Complemento afirmando que as referências tendem a reduzir a pesquisa a uma continuidade, contradição ou comprovação, do ponto de partida tomado como base. Da mesma forma que métodos, e técnicas pré-formatadas, tendem a engessar o pesquisador.
O cientista, por sua vez, chega com maior facilidade ao novo, quando aprende a pensar baseando-se nos próprios experimentos. Salientando a importância de 'aprender a aprender'.
Se, criar as próprias definições, e terminologias, parece confuso, tal iniciativa é o que possibilita a heterogeneidade e a pluralidade conceitual. Abrindo novos caminhos e ampliando o leque ideológico.
J.P.D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário