terça-feira, 11 de agosto de 2015

A história de João e Ana .'. Por Joana .'.



A HISTÓRIA DE JOÃO E ANA .'. POR JOANA .'.
Da série 'Contos de Paz'

Ana estava namorando um rapaz o qual admirava muito. João era devoto de Jorge. Apesar de adulto, ora se mostrava como um memino, ora como um pai, ora como um louco que se confundia com os mártires que acredita .'. 

A relação de ambos teve bons momentos. Mas foi conturbada em alguns episódios. João julgava-se o próprio mito de suas crenças. Discutiam com frequência. Entre a bipolaridade e a abstinência de substâncias químicas, vinham as crises de agressividade. Porém, sem jamais agredir fisicamente. Apenas discussões e socos na parede .'.

João foi mal interpretado por Ana. Ana, ignorava que João integra a banda do céu e da terra, desde menino, juntou-se com seus comparsas para tramar-lhe uma emboscada .'.

Aprontaram uma oferenda de espadas de Jorge à terra. Encontraram-se em lugar neutro. Ana pediu que João 'girasse' dela, tal oferenda. De outro modo, em troca, pediu moedas a um adversário. Ignorando que o próprio João é quem lida com tal pare .'.

João foi julgado e condenado severamente, mesmo sendo inocente dos crimes que fora acusado. Dentre os quais, de imaginar, no chão, aqueles que visavam vê-lo cair de sua montaria imaginária. Mesmo sabendo que, era apenas João montado a pé, sozinho, quando lhe viram montado .'.

Seu bando foi proibido de ajudar-lhe. A banda branca silenciou por doze anos, quando João era ligado. Até que João começou a ajudar-se. Refazendo as ligações que guarda desde a infância .'.

No caminho, lhe propuseram justiça ou vingança. Descobriu que a trama lhe teve um custo. Um custo além de suas propriedades móveis e imóveis da época. Além de retardo de sua renda e da posição que almejava no mundo dos estudos e trabalhos. Um custo espiritual. Um dano emocional. Além de obstáculos profissionais que lhe causaram sofrimento .'.

João resguardou-se da proposta de vingar-se. Preferiu o caminho do bem. Fez uma lista de interesses, dentro de suas possibilidades e méritos construídos pelo empenho diário. Visto o êxito de sua autoajuda, ofereceram-lhe dobrar os ganhos. Mas João preferiu manter a lista, e multiplicar os ganhos possíveis com quem lhe ajudar a conquistar os objetivos registrados nos seus registros  de metas .'.

Abriu mão do retorno de Ana, Joana e Mariana. As três virgens que conheceu na adolescência. E que andaram de mão em mão (salvo quem firmou relacionamento estável), após conhecê-lo. Preferiu casar-se com o poder superior. E manter-se solteiro. Para lutar à serviço do bem .'.

No caminho, encontrou outras mulheres. Algumas, resolveram somar-se em sua luta, na direção do crescimento pessoal e profissional. Outras, a serviço de um falso cão, foram descobertas em seus trabalhos de vampirismo.

Revelou-se que as mesmas trabalhavam em segredo. Vestidas de preto ou com roupas tigradas. Com rosas no ombro, ou borboletas, tatuadas. Deveriam ajudar os bons e punir os maus. Mas tiveram dificuldade em reconhecer João .'. 

Tais moças, reconhecidas como nenhumas, tinham dificuldades em reconhecê-lo no amor, na riqueza e no sexo, do modo como luta em seu imaginário .'.

Aquele a quem deveriam ajudar e priorizar. Agora, abre os trabalhos de tais moças. Encontrando seus 'giros'. Em assaltos patrocinados pela moeda de dois lados, aos meninos adultos que se jugam o próprio pai que lhes acompanha .'. 

Em nome dos anjos e cavaleiros, João iniciou um trabalho à serviço da luz. Apurando os fatos e débitos de quem se esconde, se esquiva e foge de reconhecê-lo e ajudá-lo. Pois quem age deste modo, ignorando seus méritos e necessidades, tem débitos ocultos a serem revelados .'.

Ana, tornou-se sua testemunha distante: "João é o maior guerreiro que conheci. Vi-lo cair, prostrar-se, gaguejar e derrubar-se; Vi-lo de pernas bambas; Vi-lo com o terreiro inteiro nas costas; Vi-lo sendo martelado em templos de mercadores; Vi-lo sendo jogado em um poço; Vi-lo sendo assaltado inúmeras vezes;  E deixado na sarjeta de uma esquina". Onde encontrou-se, em meio a tristeza, e a derrota, do uso descontrolado de substâncias químicas. "E, mesmo assim, reergueu-se, vencendo, pra vencer, na alegria da sobriedade" .'.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário