domingo, 26 de junho de 2016

Adictos .'.


DROGAS

Especialistas da medicina entendem que a drogadicção 'não tem cura'. O que existe é 'tratamento' e 'recuperação'. A diferença de um 'consumidor social' a um 'drogadicto' é que o 'drogadicto' usa sem limites. Desvia-se das atividades profissionais, espirituais, físicas e intelectuais. O que não ocorre com um consumidor social de álcool, por exemplo.

Isto significa que, assim como há pessoas que bebem sem ser alcoólatras, há alcoólatras, com dez anos de abstinência, que continuam sendo alcoólatras. Isto quer dizer que o 'tratamento' (abstinência/recuperação) se desmancha por inteiro no primeiro gole. Acarretando o uso desenfreado e consequências psicológicas/emocionais destrutivas.

O mesmo ocorre em relação às demais substâncias.

Um viciado em tabaco, diferentemente de um 'consumidor social' (que fuma esporadicamente) quando vai a uma festa, ao consumir um 'cigarrilho', logo consome um masso.

O 'usuário social' de álcool, que bebe eventualmente nos fins de semana, tem comportamento diferente do 'alcoolista' que bebe diariamente (desde manhã cedo).

Caso semelhante ao jovem que fumou maconha no carnaval. Situação diferente do 'viciado' que fuma diariamente.

O 'drogadicto', diferente do 'não viciado', não tem controle do consumo. Se irrita, e se desconcentra, quando em abstinência.

O viciado deixa de estudar, trabalhar e praticar esportes.

É óbvio que os adictos iniciam como 'consumidores sociais' (álcool, tabaco e drogas) em festas ou reuniões de amigos. Por isto, melhor evitar.

IMPORTANTE LEMBRAR

Os 'usuários de substâncias ilícitas' costumam iniciar pelo álcool. De modo semelhante, têm melhor resposta ao 'tratamento', e 'recuperação', quando em 'abstinência das bebidas alcoólicas', mesmo sem serem 'alcoolistas'. Pelo simples fato de que o 'álcool' lhes estimula a consumir substâncias mais fortes. Principalmente, quando bebem em ambientes onde há acesso a outras drogas (festas, bares, pubs, shows e bairros boêmios).

JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário