quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dietas milagrosas, leigos e café



Todos os dias estava indo almoçar em um buffet livre aqui pelo centro. Estes tempos andei tentando evitar este tipo de refeição por ter algo que identifico como um transtorno obsessivo compulsivo. Traduzindo. Um consumo sem limites. Sendo que depois pouco adianta gastar as últimas energias na academia, tentando reduzir o estrago. Transtorno esse que já me fez largar o álcool e o tabagismo. Simplesmente por não saber a hora de parar.

Uma dessas semanas fiz uma tentativa de iniciar uma dieta. Comecei a fazer a comida em casa. Substituí os tradicionais pastéis gordurosos, a lasanha e o estrogonofe com fritas e queijo ralado por bifes grelhados e carboidratos cozidos sem molho. Contudo um dia resolvi abrir uma exceção. E fui ao restaurante matar saudades do cardápio. Chegando lá, o dono, que é meu amigo, me perguntou: "O que houve que não veio mais? Estás sumido!" Fiquei meio sem  jeito e respondi brincando: "A comida é muito boa. Muita tentação para um mamífero vertebrado racional". É claro que ele riu.

Depois disso foram vários dias seguidos  Almoçando em buffet livre. E cheguei a conclusão inicial de que realmente preciso de uma dieta. O que de fato, eu já sabia. Então, neste sentido, hoje entrei na internet para pesquisar dicas sobre alimentação. E confesso que fiquei assustado. Há muita dieta forçada e perigosa indicada por pessoas que não tem experiência alguma na área da endocrinologia ou da nutrição. Ou seja, leigos como eu. Ainda bem que, tendo o mínimo de instrução, consigo diferenciar o viável do desconsiderável.

Bom, voltando ao início. Confirmei minha visão de que só devo levar em consideração dicas de profissionais. O que é mais seguro e inteligente. 

E para não faltar uma dose de humor, provando que de 'poeta, médico e louco todo mundo tem um pouco'. Lembrei de uma postagem que deixei no status do Messenger estes tempos. Que dizia o seguinte: "A maioria dos estimulantes para atletas é composto de cafeína, açúcar mascavo ou guaraná... Pense bem, é mais barato tomar um Fruky ou um capuccino..." Desconsidere a dica furada. Mas pensando bem, um cafezinho com adoçante até que cai bem.


Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário