quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Foco distribuído e competência


Muitos de nós temos que fazer escolhas na vida. Uns trocam de cidade por causa do trabalho. Outros escolhem entre fazer uma faculdade ou prestar serviço militar. Muitos deixam de sair a noite para acordar cedo no dia seguinte. Ir a escola ou ao trabalho. Há quem diga que o maior desempenho estaria na opção por focar em uma única atividade. De fato com algumas pessoas funciona assim. Mas toda regra tem exceção.

Pessoas hiperativas e inquietas tem dificuldade de manter a atenção em uma única atividade por mais de cinquenta minutos. De fato a concentração pede um intervalo para se restabelecer. Não é à toa que nas escolas e faculdades há intervalos de dez minutos entre cada cinquenta minutos de aula. Isso facilita a absorção do conteúdo. No caso dos hiperativos, há a necessidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. É o que chamo de comportamento multimídia em tempo real. Na internet, com a Geração Y, notamos tal comportamento. É possível ler, digitar, ver um vídeo, interagir e ouvir música. Tudo ao mesmo tempo. 

Apesar de eu ser de outra geração, me identifico em parte com a Geração Y. Percebo no meu dia-a-dia que quando foco em uma única atividade tenho a tendência a me desmotivar no meio do caminho. Mas quando intercalo atividades e metas como trabalho, estudo e academia, por exemplo, consigo render mais em cada uma delas. Sentindo-me estimulado a desempenhar cada atividade com empenho em seu devido momento. Acredito que eu seja uma exceção. 

Mas é claro que não dá para dar conta de tudo ao mesmo tempo. É preciso sim fazer escolhas. Para alguém que concilia trabalho, com estudo e atividade fíica é quase impossível tomar aquela cerveja na madrugada de sexta para sábado. Assumir um relacionamento amoroso. Não há tempo para jogar videogame ou assistir jogos de futebol do seu time preferido seja no estádio ou na televisão. Sobram ainda raros momentos para amigos e familiares. Curtir um culto religioso ou uma balada torna-se inviável. E ainda, só restariam os fins de semana para lavar roupas e fazer aquela faxina. Falo isso pela experiência própria de quem já conseguiu conciliar trabalho, estudo e atividade física ao mesmo tempo.  Neste sentido é preciso fazer escolhas.

Contudo é necessário ter cuidado quando for priorizar alguma meta ou atividade frente a outra. É arriscado apostar todas as fichas em uma única jogada. Tenha sempre uma carta na manga. É mais seguro do que deixar cartas de fora do baralho. No filme Click, por exemplo, o personagem de Adam Sandler concentrou-se em sua vida profissional. Apenas. Esqueceu-se então da família e da saúde. Deixou a alimentação e as atividades físicas em segundo plano. Acabou tendo problemas físicos e de relacionamento.

Antes de você decidir se converge e foca em uma meta específica; Ou distribui seus interesses em determinadas atividades, as quais vê como principais, conciliando-as de acordo com o grau de prioridade; É preciso que você conheça a si mesmo. Saber de que forma você se sente melhor. Mais motivado. Mais realizado, satisfeito e feliz. A partir dai poderá fazer escolhas entre o que é indispensável e o que é dispensável. Lembrando que há sim a possibilidade de assumir mais de uma responsabilidade ao mesmo tempo com êxito em cada uma delas. Isso se você acreditar que pode e agir com competência.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário