segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A mídia pautando a mídia


Ao prestar atenção nas conversas cotidianas nos lugares os quais frequento, tais como a universidade, a academia, a vizinhança e os sites de relacionamento virtual, percebo na prática como o agendamento da mídia ocorre. Um agendamento cada vez mais influenciado e influenciador do dia-a-dia das pessoas comuns. Além de um agendamento da mídia pela notícia.Um agendamento da mídia pela mídia.

Somos influenciados toda vez que recebemos da mídia, dicas de alimentação, economia, educação, segurança, higiene, saúde, trabalho e muitos outros temas de nosso interesse. De toda forma percebo também um agendamento dos meios de comunicação de massa tradicionais pela internet. Sobretudo pelas mídias sociais. Uma transformação evidente, sendo que no início da internet era o oposto. A internet era pautada pelo que era noticiado na televisão, no rádio e nos impressos.

O fato é que tal transformação no agendamento está em andamento. A internet continua sendo agendada pela televisão, da mesma forma que a televisão utiliza cada vez mais o conteúdo postado no ciberespaço. O que rola nas mídias sociais se torna assunto dos meios de massa tradicionais e vice versa. Chegando então às rodas de chimarrão, às conversas de barbearias e nas mesas de bar. Um ciclo de construção e reconstrução constante.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário