terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Crimes Virtuais - Indenização aos internautas


Os roubos de senhas são cada vez mais comuns na internet. A cada dia milhares de usuários são lesados ao terem suas contas de e-mail excluídas e seus perfis em redes sociais deletados. A novidade é agora este tipo de delito hacker gera indenização. Pagamento de valores mensais e até a apreensão dos envolvidos.

Parece insignificante a idéia de que deletar um perfil de um usuário em um site de relacionamento possa prejudicar tanto assim o internauta. Alguns usuários sofrem de problemas psicológicos tais como depressão e fobia social. Ainda há os casos em que os usuários são prejudicados profissionalmente, uma vez em que gerenciam seus respectivos networks em sites de encontros e troca de mensagens. Estes são alguns dos males mais comuns. Contudo, nada comparado ao caso recente de suicídio da jovem gaucha que teve seu vídeo de sexo exposto na rede. O que obriga a lei a intensificar o monitoramento e a punição dos criminosos virtuais.

Problemas como estes ocorrem diretamente no ciberespaço. O que a maioria dos internautas carece de saber é que agora é que, quando o usuário for lesado, os provedores têm obrigação de acabar com o sigilo rastreando assim o endereço de IP dos hackers para que os internautas prejudicados sejam indenizados e os bandidos virtuais sejam apreendidos. Esta é uma medida judicial a qual vem em boa hora. Pois estes crimes são cada vez mais freqüentes e merecem nosso monitoramento para que a internet se torne um lugar seguro à interação.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário