domingo, 22 de dezembro de 2013

Avaliação Anual


O fim do ano é um momento atípico em relação à maior parte do ano. Estudantes e trabalhadores reservam um tempo pra descansar e festejar junto à família e amigos. Presenteamos aqueles que amamos. Aliviamos um pouco a cobrança com a alimentação e a atividade física. Viajamos com fins turísticos ou pra visitar parentes em outras regiões. O fato é que, dentre tantas particularidades, uma das práticas mais relevantes nesta época é a avaliação do ano a ser  finalizado e o planejamento do ano a ser inicializado.

 A retrospectiva dos momentos mais importantes do ano vai além do acesso aos registros, da lembrança e da reconstituição cronológica. Avaliar o ano requer entendê-lo. Saber o que está certo. O que precisa ser arrumado. Em que precisamos melhorar. E como proceder para que o ano vindouro seja ainda melhor nos mais variados sentidos.

É necessário avaliar cada quesito pertencente ao nosso plano evolutivo, em caráter qualitativo e quantitativo. A produtividade, os relacionamentos, o emocional, o material, a saúde física, mental e espiritual. Colocar tudo no papel é a melhor forma de entender causas e efeitos. Só assim conseguiremos construir planos cada vez mais eficientes. E alcançar os resultados desejados.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário