quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bloggers


Recentemente estive lendo o livro ‘Blogging Heroes’ de Michael A. Banks. Na obra o autor reproduz uma entrevista feita com trinta dos maiores bloggers da primeira década do milênio. O ranking foi obtido junto a revistas de tecnologia, portais e jornais sobre o tema. Neste contexto, gostaria de repassar algumas das principais dicas que obtive com a leitura.

Escreva sobre o que você gosta. Tente escrever sobre algo que você domina ou simplesmente ocupa seu dia-a-dia. Busque um assunto alternativo. Preferencialmente diferente do que é abordado nos impressos e na televisão. Quanto mais você especificar o assunto, maiores são as chances de fidelizar um público. Ter uma boa escrita ajuda bastante. A escrita é aprimorada com a prática. Um bom design de layout também pode ajudar a tornar o blog mais atrativo. Ações de SEO podem ajudar a multiplicar os acessos. Seja tolerante com os comentários. Comentários atraem seguidores ativos. Faça conexões com outros blogs.

A partir destas e outras dicas, criar um blog, ou tornar um blog existente mais atrativo, se torna uma atividade matemática. É claro que somos influenciados por outros fatores. A popularidade e a influência do blogger pode ajudar a multiplicação de acessos e compartilhamentos com maior naturalidade. Um pouco de sorte na escolha do tema e dos primeiros leitores também pode ser diferencial. No mais, podemos dizer que blogar é mais do que um hobby, trabalho ou paixão. Blogar é pura magia e ciência em um processo de construção social do conhecimento.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário