terça-feira, 8 de julho de 2014

Aprender


Nosso Senhor escreve certo por linhas tortas. Eis um ditado popular que tem muito a dizer neste momento. As lágrimas do torcedor brasileiro mostram o quanto amamos futebol. Todos aqueles que experimentaram, por algum momento, a tristeza e a derrota, entendem que precisamos aprender a partir desta experiência.

Há mais de quatro anos me encontrei em um momento difícil. Formado, pós-graduado e de boa procedência. Conheci o outro lado quando quis ser aceito como semelhante, em meio aos jovens rebeldes, frequentadores da boemia noturna na capital do Mercosul.

Hoje, recuperado e trilhando uma trajetória de conquistas sucessivas, percebo que muitos meninos ainda se encontram no submundo. A apologia ao álcool, ao tabaco e às drogas. A rebeldia sem causa. Os protestos irracionais, a violência e o vandalismo.

Apesar de ter escolhido viver ao trabalho, ao estudo e à atividade física, ainda trago comigo as lembranças e cicatrizes dos momentos controversos. Constantemente criticado por defender uma postura 'careta'. Ou, por querer compartilhar um caminho de recuperação com aqueles que ainda sofrem.

Precisamos aprender que uma nação, pra ser grande, precisa jogar junto a todo momento. Livre da discriminação, do preconceito e dos pré-julgamentos; Das rivalidades internas e das divisões. É preciso haver respeito mútuo. Além do compartilhamento de bons testemunhos naquilo que chamamos de 'banda'.

Da mesma forma, nossa crença transcende o esporte. Os mitos que aqui fundam uma nação têm maior valor do que toda e qualquer negociação proposta em loja. Precisamos respeitar os 'semelhantes' com 'semelhantes'.

Será necessário acreditar e investir em nossos sonhos. No trabalho, na educação, na política, na inclusão, no respeito e na fé. Lembrando que todos somos Filhos de Deus Conosco. Único e verdadeiro Pai.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário