quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Midiáticos - Em interação


Conforme pesquisa publicada, em junho de 2013, pela Proceedings of the National Academy of Sciences, um quarto dos relacionamentos, nos Estados Unidos, iniciam na web. Cinco anos antes, o vídeo Social Media Revolution, produzido pela Social Nomics, mostrava, em números, que um em cada oito relacionamentos amorosos no mesmo território se inciava em mídias sociais. A mesma tendência há de ser observada no Brasil, uma vez que somos os maiores usuários de redes sociais virtuais do mundo, em horas por internauta.

É certo que apenas uma parte das relações virtuais evolui ao encontro físico. Boa parte delas permanece apenas na condição de interação mediada. O fato principal é que os sites de relacionamento vêm se tornando uma forma de mercado aberto onde pretendentes divulgam a si mesmos como produtos a serem arrematados, da mesma forma que definem as características do perfil do internauta de seus respectivos interesses.

A presença em massa de jovens nos sites de relacionamento, somada à superficialização das relações afetivas, tem, por consequência, um outro fenômeno.  “A facilidade de acesso e a multiplicidade de contatos por meio dela viabilizadas ampliam nossas margens de escolha e comparação” (O Amor e a Mídia, 2013, p.194). Tornando os relacionamentos amorosos, iniciados nestes ambientes, cada vez mais "superficiais".

 A visão do amor como ‘mercadoria’ é uma forma de perceber como as pessoas constituem os relacionamentos na sociedade midiatizada.  “O namoro pela internet, ao contrário da incômoda negociação de compromissos mútuos, se ajusta perfeitamente (ou quase) aos novos padrões de escolha racional” (Amor Líquido, 2004, p. 85). Comercializando-se a partir do marketing pessoal e adquirindo o par ideal dentro de um hall de alternativas. 

O ciberespaço se mostra como uma vitrine (ou cardápio) onde o produto é posto sob a visibilidade midiática, ubíqua e onipresente. Neste contexto, o usuário das plataformas interativas se torna extremamente seletivo na hora de definir o perfil da respetiva busca. Valorizando as informações pessoais que o sobrepõem sobre a concorrência online. Este é um fenômeno pós-moderno, o qual presenciamos e participamos efetivamente cada vez que construímos relações mediadas, principalmente, quando tais relações evoluem a ponto de se tornarem reais.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário