terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Programa 5s



No início do milênio, antes de me graduar em comunicação e cursar alguns semestres de ciências sociais, passei rapidamente pela faculdade de engenharia civil. Estagiei voluntariamente em um laboratório de materiais de construção, quando trabalhei com testes e pesquisas tais como granulometria, abrasão, densidade do solo e slamp; Na sequência estagiei remuneradamente na faculdade de arquitetura como monitor em geometria descritiva, auxiliando os alunos, com esquadro e compasso, na construção de figuras, retas e planos, na geometria espacial e plana. Mas foi em um estágio em controle de qualidade e segurança do trabalho que tive acesso ao 'Programa 5S'. Também conhecido como Programa de Qualidade Total. O qual tem me auxiliado a revolucionar os resultados na produtividade, no lazer e no bem estar.

Na época em que estagiei com controle de qualidade, ocupei um cargo como encarregado de vistoriar os equipamentos e o trabalho dos funcionários de uma concreteira. A empresa era responsável pela produção de argamassa; a qual era entregue nas obras em caminhões-betoneira. Minha função resumia-se em vistoriar os equipamentos de segurança dos caminhões. Assim como fazer questionários aos funcionários. 

Foi nesta experiência que conheci as cinco palavras mágicas japonesas: Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalizar) e Shitsuke (disciplina). "A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional" (Wikipédia).

Utilização - Triagem do necessário, eliminando o desnecessário.
Arrumação - Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz, colocando cada coisa em seu devido lugar.
Limpeza - Higienização do ambiente, tornando-o mais agradável e limpo.
Normalizar - Criação de normas e padrões técnicos de produção.
Disciplina - Motivação e incentivo no bom relacionamento da equipe com normas e filosofias.

O mais legal do 'Programa 5S' é o fato de que, além do ambiente de trabalho, é possível implementar as técnicas em casa, no ambiente de estudos, no local em que realizamos as atividades físicas, etc. Neste sentido, ter um planejamento nos possibilita a otimização das atividades e do tempo. Assim, há algum tempo, venho organizando tarefas, horários, rotinas, prioridades e atividades de forma racional. O resultado obtenho no dia-a-dia.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário