segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Sociedade .'. Em desenvolvimento .'.


ORDEM E PROGRESSO .'.

Ao fazer um paralelo do 'Contrato social' (Rousseau) com os 'Analectos' (Confúcio), notamos que o progresso existe quando há observação dos direitos do cidadão e a promoção dos homens corretos .'.

O oposto, a isto, seria a promoção do caos, da desordem e da anarquia .'.

Imagine o exemplo de um jovem adolescente, que busca referências como parâmetro de escolha de caminhos a trilhar .'.

Ao ver, de um lado, o traficante com relógio de ouro, carro conversível, cobertura com piscina e várias mulheres ao redor, enquanto o médico, professor ou advogado, caminhando pelas ruas em busca de trabalho, aguarda ser chamado a uma entrevista de emprego, certamente, tenderá a espelhar-se no caminho que melhor se reflete aos respectivos anseios pessoais. O mesmo em relação a impunidade ou ao cumprimento da lei .'.

Enquanto Rousseau defendia o direito de acesso à educação, ao trabalho, à moradia, etc. (a quem o busca); Confúcio registrou a máxima: 'Promova os homens corretos'. A observação destes parâmetros, em contexto de escolhas, causas e consequências, determina a construção da influência social racional .'.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL .'.

O ápice do desenvolvimento social, político e religioso, das civilizações, ocorre no momento em que povo intelectualiza-se. O conhecimento é capaz de transformar realidades. Desde o âmbito pessoal, ao âmbito profissional ou espiritual .'.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário