quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ciberespaço - A Nova Ágora


Todos nós, que publicamos ou consumimos conteúdos virtuais multimídia, participamos de comunidades temáticas e compartilhamos nossas opiniões nas Redes Sociais Virtuais, temos certa noção de que a internet e, sobretudo, os sites de relacionamento, compõem uma parte do espaço público; Um espaço de discussão e compartilhamento de opinião. O que chamamos de ciberespaço.

Como crescimento do jornalismo colaborativo, os cidadãos-repórteres e os construtores amadores de conteúdo multimídia, estão reunidos na internet incrementando o que podemos classificar como mídia alternativa. O que para muitos é diversão e hobby, para outros se torna oportunidade de expor seus pontos de vista e missão de informar o público, mostrando os fatos por um outro ângulo. Muitos internautas fazem deste passatempo o seu trabalho. Independente de ser voluntário ou remunerado.

Graças a todo esse pessoal, que contribui na construção do conhecimento mundial, é que a sociedade desenvolve tais espaços alternativos de discussão. Muitas vezes dando voz aos excluídos. E mostrando o outro lado da moeda. Uma nova versão para velhos e antigos temas. Acredito ser esta uma grande oportunidade a nós todos. Navegadores deste mar de informações infinitas. Podemos sim dizer que estamos compartilhando nossas ideias no que chamo de 'A Nova Ágora'.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário