quinta-feira, 17 de novembro de 2011

XI Seminário Internacional da Comunicação


Está ocorrendo na PUCRS o XI Seminário Internacional da Comunicação. Profissionais, estudantes e mestres da comunicação e das ciências sociais se encontraram para discutir o contexto da comunicação através das mídias locativas. Além de trabalhos acadêmicos apresentados por alunos o seminário conta com palavra de grandes nomes no assunto.

Na noite de quarta-feira, foi a vez de Jean-Bruno Renard e George Bertin abordar temas que circundam as Mídias e a Comunicação. Dentre tantos tópicos abordaram o progresso das tecnologias como uma realidade da qual não há como fugir. Contudo muitos mitos circundam este assunto. Mitos e lendas que até serem comprovadas permanecem no mundo da fantasia. 

Renard e Bertin expuseram suas visões sobre a realidade. Começando pela noção de que a tecnologia faz a ligação entre o virtual e o real, integrando o imaginário ao físico e concreto. E fazendo o papel de meio entre homens, e entre máquinas que ligadas entre si criaram uma conexão de redes que transforma a sociedade hoje em dia. Apesar de ainda vivermos rituais tribais que nos aproximam de uma relação com o sagrado, estamos cada vez mais com os pés no chão, conseguindo distinguir a ficção da realidade, e de outro lado fazendo a integração entre ambas. É verdade que ainda acreditamos em deuses, mitologias e sincretismos; Obedecemos regras e sofremos com o imperialismo dos grandes conglomerados de empresas que impõe seus segredos tecnológicos sobre a grande massa. Mas ainda acreditamos na liberdade.

Estamos encaminhando a Nova Era da Comunicação. O tempo de sínteses entre o universal da Aldeia Global e o particular de cada um. As Redes Relacionais possibilitam uma abertura maior dos espaços de discussão no que diz respeito a interação, criação e compartilhamento de conteúdo. Surgem novas alternativas sociais no Império do sensível. Há um mundo real dentro do virtual e vice versa. Estamos compartilhando a sociedade do consumo, do lazer e da abundância. Mais do que ver e ouvir. Conseguimos sentir estas transformações. 

Vivemos um tempo de mudanças onde o caos criador faz dos sonhos e desejos uma nova realidade. No sentido em que todos buscamos a elevação. Estejamos abertos a uma vida fundada no ser. Neste sentido a sociedade emergente de Maffesoli aproxima-se do concreto. A pluralidade do ser possibilita que nos coloquemos no início de um novo começo. Além de compartilhar toda esta visão do momento, Renard e Bertin ainda responderam perguntas feitas pela plateia.


Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário