quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Dia dos Mortos


Como todos sabem, no Brasil dia 2 de novembro comemora-se o dia dos finados. Logo após o Halloween e o Dia de todos os santos, o dia dos finados surge para que nos lembremos dos antepassados que partiram desta vida para a eternidade. Em grande parte do mundo esta data é comemorada. Eu chamo de o dia em que 'A Morte foi enterrada'. O que quer dizer que a vida continua .'.

Em alguns países, como o México, o feriado é chamado de Dia dos Mortos. Lá esta celebração é anterior a chegada dos espanhóis. As civilizações pré-colombianas, indígenas que habitavam o local, já cultuavam o dia. Dizem que neste dia os mortos vem visitar seus parentes. Na cultura dos Incas está é uma festa animada e de alegria digna de comemoração, sendo que este povo, assim como outras culturas no mundo, encaram a morte como uma passagem e não como um fim .'.
Por aqui, flores e oferendas são levadas aos cemitérios. Missas são rezadas em homenagem a eles. Alguns são lembrados com a saudade dos que permanecem neste plano. Apesar da data em questão, devemos lembrar dos que continuam vivendo a vida como a conhecemos. Pois, é no plano dos vivos que vivemos e se aqui estamos é porque ainda temos uma missão a cumprir. Celebramos então, juntamente com a ascensão das almas que partiram, a continuidade da vida na Terra .'.


Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário