quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Super-herói de verdade


Acredito que, como eu, você também goste de filmes sobre super-heróis como Superman, Spiderman, Batman, Incrível Hulk e outros. Contudo acredito que você nunca ouviu falar do Phoenix Jones. Não ficarei surpreso. Phoenix Jones não é criação Marvel, nem está nos Mangás mais famosos do Japão. Contudo ele existe realmente e é o que alguns chamam de Super-herói do mundo real.

Em 2008 um filme fez sucesso nos cinemas e em DVD. Kick-ass, Quebrando tudo. A trama do filme se dava sobre um jovem que comprou uma fantasia de mergulhador e resolveu sair nas ruas fantasiado de super-herói para combater o crime. E como era de se esperar se deu mal em alguns casos. Contudo, filmado por um cidadão comum em uma de suas atuações, teve um vídeo colocado no YouTube e virou astro da internet. Multiplicou seguidores no Facebook e ganhou aliados em sua luta contra o crime.

Inspirado no filme de Kick-ass, Phoenix Jones resolveu fazer o mesmo pelas ruas de Seatle, nos Estados Unidos. Assim como Kick-ass, Phoenix também ganhou seguidores e virou celebridade. Deu-se mal em algumas situações. Apanhou de mulheres, foi assaltado por ladrões e até mesmo preso pela polícia em suas artimanhas pelas ruas da cidade. 

A lição principal de toda esta história é que precisamos sim de super-heróis. Pessoas que contribuam para um mundo melhor, ajudando e salvando quem precisa de ajuda. Quem de nós já não pensou um dia em combater o crime? Contudo é mais viável agir neste sentido sendo um bom cidadão. Um profissional competente. Atuando em uma área específica e contribuindo na construção da paz. A fantasia existe, está implícita na realidade, e não podemos evitar este fato. Inclusive há quem diga que os heróis Marvel serão os deuses da mitologia em um futuro próximo. Mas é preciso ter os pés no chão e separar a ficção do mundo real. 

Phoenix Jones e seus amigos já são famosos na internet e pauta em telejornais locais de suas regiões. Mas devemos levar em consideração que é muito mais seguro deixar que a polícia faça a sua parte em relação à segurança nas cidades. Deixamos as fantasias para o carnaval, hallowen e pro Zombie Walk . E façamos a nossa parte com as ferramentas que temos disponíveis, sem colocar em risco, nem a nossas vidas, nem a de ninguém. 

De outro lado, o mundo está cheio de super-heróis anônimos. Ensinando crianças nas escolas, trabalhando em obras de caridade e fazendo trabalhos voluntários. Existem inúmeros caminhos. Doe sangue, colabore com a campanha dos agasalhos, dê os brinquedos que seus filhos não usam mais para crianças carentes no Natal, adote um animal abandonado, dê o lugar no ônibus para mais velhos... E seja o super-herói dessas pessoas que precisam tanto de sua ajuda. E, sobretudo, no combate ao crime, dê o exemplo no respeito aos direitos e deveres de cada um. Os verdadeiros heróis de nossa história são cidadãos comuns, conscientes e exemplos a serem seguidos.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário