domingo, 4 de dezembro de 2011

Quais as prioridades ?


Neste domingo, como em muitos outros, o Brasil parou para assistir mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez a última e decisiva rodada ficou por parte dos clássicos regionais. Uma ideia que deu certo e que deverá ser repetida nos próximos campeonatos. Contudo o que mais me impressiona não é o fanatismo exacerbado dos brasileiros pelos jogos de seus times, mas sim o fato de darem tamanha importância para um simples jogo de futebol ao ponto de se digladiarem nos estádios, encherem a cara e deixarem de cumprir seus compromissos  no dia seguinte.

Torcer pelo time do coração faz parte da festa do brasileiro. O futebol é marca de nossa cultura assim como o carnaval, a bossa nova, o feijão com arroz e as telenovelas. Até aí tudo bem. Contudo dar importância demasiada a festas como as do futebol, e o carnaval por exemplo, acabam por vezes prejudicando a concentração do brasileiro em relação ao que realmente importa. Falo da paz entre as pessoas. Da saúde, do trabalho e do estudo. Contudo acredito que com a paixão moderada às festas e os compromissos podem conviver pacificamente em sintonia. 

O problema não são os jogos em si. O que precisa mudar são as rivalidades agressivas entre torcidas que por vezes levam a morte de torcedores. Os acidentes de trânsito que aumentam na época dos feriados nacionais, e dias como os de final de campeonato, causados pela ingestão de drogas e bebidas alcoólicas. Bom, precisamos esquecer por um momento problemas deste tipo. Façamos um minuto de silêncio; Para que depois possamos dar valor ao que realmente interessa. No mais, parabéns ao futebol brasileiro, ao campeão (Corinthians) e aos classificados à libertadores (Vasco, Flamengo, Fluminense e Internacional). Espero que  amanhã os torcedores possam se concentrar mais em seus objetivos pessoais, dando valor a cada tema conforme o peso que possui em merecimento. Segue o baile!


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário