sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Salve salve as exceções


Ao mesmo tempo que me emociono e me orgulho do Fórum Social, me decepciono com algumas coisas. Agora pouco, por exemplo, fui ao Acampamento Intercontinental ver o que estava rolando. Como vi muitas pessoas entrarem sem credencial durante o dia, deixei minha credencial de imprensa em casa. E com isso fui barrado na entrada do acampamento. (Foi onde errei - Assumo). 

Acredito que os seguranças fizeram a sua parte ao me barrar. Eles estavam no seu dever assim como eu no dever de carregar o credenciamento junto comigo. Contudo, de outro lado, vi em menos de um minuto seis ou mais pessoas entrarem no acampamento sem credencial. Pessoas que nem ao menos estariam trabalhando como eu. Vejo uma contradição em um evento que fala na igualdade de direitos e deveres. E na justiça social. 

Se de um lado era minha obrigação de estar com o credenciamento em mãos. Da parte dos organizadores, deveria ser obrigatório que todos os não-credenciados fossem barrados. Ou, nenhum. Assim poderiam encher a boca para falar em justiça, igualdade e direitos sociais. Sim, este Fórum de fato se mostra, mais do que nunca, heterogêneo. Se de um lado há pessoas interessadas na transformação positiva da sociedade, de outro lado há os que de fato não sabem o que querem.

Isto tudo é aceitável. No mundo, enquanto alguns lutam por trabalho, edução e saúde, outros ainda pensam que a legalização da maconha, o aborto e o casamento gay solucionasse alguma coisa. Sou contra a homofobia e discriminação racial. E qualquer tipo de preconceito, e ameaça ao direito da liberdade de expressão. Aliás, para mim só existe uma única raça. A raça humana. É claro, com várias etnias. 

Mesmo que eu fosse um capitalista cruel, que só pensasse no lucro passando por cima de tudo e de todos. Mesmo que eu trabalhasse na grande mídia e desse falsos testemunhos.( O que não é o caso). Me vejo no direito de ser tratado como igual. Tudo bem. Esqueci a credencial. Mereci ser barrado. Mas que isso fosse para todos. Ou, mais uma vez, para nenhum. Ou será que sou diferente para merecer um tratamento diferenciado. 'O que que eu sou afinal, poderiam me perguntar. Mas... Como o que que eu sou! Perguntaria eu. Eu sou o que sou e não preciso falar mais nada. Pessoas são pessoas. Do ponto de vista animal, me incluo na classe dos seres humanos, mamíferos, vertebrados, pluricelulares, bípedes e racionais. O Hommo Sapiens se distingue dos equinos e dos bovinos por várias características. Isto está bem claro em minha mente. 

Sou apenas um cidadão interessado nas transformações positivas da sociedade. Um jovem trabalhador assalariado que acredita num mundo melhor. Alguém que, dentro da comunicação, trabalha pelo trabalho sem receber um 'puto pila'. E, em muitos casos, coloca capital do próprio bolso para poder levar a informação ao público. Será que este povo acredita mesmo em igualdade e direitos 'e deveres' sociais? Ou será que tudo isto é uma farsa? Prefiro me iludir e acreditar que as pessoas estão bem intencionadas. Talvez isto seja ingenuidade da minha parte. E mais uma vez, assumo onde errei. E sei o que faltou da minha parte. E espero que os organizadores do Fórum, e sobretudo a segurança do acampamento, saiba o que está faltando da parte deles. Errar é humano. E como tudo tem dois lados, apesar de nossos erros, salve salve os inocentes, os injustiçados, os marginalizados, os discriminados, as minorias e outras exceções!

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário